Espírito Santo: evento divulga caminho para exportar produto agrícola

Por: 17/05/2007 15:05:07 - Página Rural

Vitória/ES – Nesta sexta-feira (18), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove o VII Seminário do Agronegócio para Exportação (Agroex). O evento acontece no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo em Vitória.


O objetivo do seminário é levar aos agentes do agronegócio (produtores rurais, cooperativas, associações e sindicatos, agroindústrias, distribuidores, exportadores) informações sobre as regras e práticas do comércio internacional, visando oferecer condições aos setores produtivos de aumentar sua participação neste mercado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.agricultura.gov.br.


Entre os temas que serão debatidos estão os desafios para as exportações do agronegócio brasileiro; as perspectivas da logística aeroportuária no Espírito Santo; o passo-a-passo para exportar e as ferramentas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de auxílio ao exportador.


Também serão indicadas as linhas de financiamentos voltadas para a atividade exportadora e as ferramentas institucionais que auxiliam no processo. O Agroex apresenta, ainda, as principais características e vantagens do modelo da integração das cadeias produtivas, visando oferecer aos setores produtivos condições para alcançar maior participação no mercado internacional.


Este será o segundo Agroex realizado em 2007. O primeiro foi em abril, na cidade de Petrolina (PE). Os seminários começaram no ano passado e foram realizados em cinco cidades: Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS). A intenção é levar o evento para todas as regiões do País.


O Agroex é realizado com apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo, do Sebrae no Estado, da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo, do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado, do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Comércio Justo
Uma das palestras incluídas na programação vai mostrar a experiência da Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova) com as práticas do Comércio Justo. A experiência será apresentada pelo diretor-técnico da entidade, Evair Vieira de Melo.


A Pronova, em parceria com o Sebrae/ES, trabalhou para a obtenção da certificação do Comércio Justo e realizou a primeira venda com o selo no início deste ano. Foram exportados contêineres de café para Inglaterra e França.


Para receber o certificado, os produtores de café precisam ser cooperados e fazer adequações nas propriedades. Com o objetivo de auxiliá-los nesse processo, a Pronova organiza reuniões periódicas com os produtores e distribui cartilhas informativas sobre o Comércio Justo.


Segundo a técnica do Pronova, Jackeline Uliana Donna, além de agregar valor ao produto final, tornando-o mais vantajoso para exportação, o selo contribui ainda para uma melhor organização das propriedades, contribuindo, assim, para seu desenvolvimento.


Serviço:
Sebrae/ES – (27) 3331-5500 e 0800-399-192


 


Raquel Trevezan e Marianna Aguiar

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.