Feira latina criada pela Fispal reunirá 300 expositores de 20 países, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em Miami, nos EUA. Objetivo é ampliar negócios entre fornecedores latino-americanos e o maior mercado comprador do planeta.
Com um Produto Interno Bruto (PIB) semelhante ao do Brasil, a Flórida poderia ser, sozinha, a 11ª economia do mundo. É também o mais importante mercado para produtos latinos nos Estados Unidos, concentrando uma grande população de origem hispânica e oferecendo ainda condições e infra-estrutura para gerar negócios com países de todos os cantos do mundo. É neste cenário que a Fispal promove a terceira edição da Fispal Latino – Feira de Alimentos e Bebidas para o Mercado Hispânico nos Estados Unidos – entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no Miami Beach Convention Center, em Miami, na Flórida.
Os organizadores estimam reunir 300 expositores do Brasil e da América Latina, que apresentarão cerca de 10 mil produtos. Além das empresas provenientes destes países, a feira contará também com expositores da Espanha e da China e receberá a visita de missões comerciais do Brasil, Venezuela, República Dominicana e Chile, entre outros. São empresas como a Viton (bebidas à base de guaraná e açaí), a Combrasil (feijão, arroz e grãos), a distribuidora NB Vicentini (representante da Sukest, fabricante de sucos e gomas de mascar) e a Companhia Iguaçu de café Solúvel, que buscam através da participação na Fispal Latino 2007 ampliar mercados e fortalecer relacionamentos comerciais.
A constante busca por novos sabores e a crescente preocupação com a saúde potencializam a oportunidade para os produtos latinos no mercado norte-americano, onde 44 milhões de hispânicos já se tornaram a maior etnia instalada nos EUA e o crescimento do seu poder de compra já supera a média do restante da população norte-americana.
Para permitir que empresas de pequeno e médio porte possam oferecer seus produtos neste mercado, a Fispal fechou, pelo segundo ano consecutivo, acordos com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SP) e com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, que estão subsidiando em até 70% a participação de empresas na feira. A Sabor Total, fabricante de pão de queijo; a Apis Kors e a Apis Vida, ambas produtoras de mel; a MCI, fabricante de máquinas para produzir salgadinhos, e a Titã, que fabrica fornos elétricos e estufas expositoras, fazem parte do grupo de 27 empresas subsidiadas pelo Sebrae-SP este ano. O acordo com a Secretaria de Estado beneficiará empresas como a Kiviks (geléias) e a Aladin (balas). O evento conta com parceiros como os Correios e a Uniexpress que vão ajudar as empresas a viabilizar suas exportações em prazo recorde.
Rodadas de negócios
Para estimular novos negócios, a organização da Fispal Latino convidou compradores de oito grandes redes de supermercados – Publix, Sedanos, Winn Dixie, Navarro, Badia, Associated Grocers of Florida, Goya e Tropical – que representam 80% do poder de compra desse segmento na Flórida. As oito redes têm ao todo 4.100 lojas. “Trata-se de uma garantia de que teremos um público muito poderoso”, explica Marcelo Santos Neto, vice-presidente internacional da Fispal. Além de circular pelos corredores do evento, os compradores contarão com uma área criada especialmente para eles, a Biz Net, onde acontecerão rodadas de negócios previamente agendadas com expositores da feira.
A decisão de fazer compras na Fispal Latino 2007 foi formalizada em carta da Câmara de Comércio Latino nos EUA (Camacol), que estará realizando mais uma vez este ano, em paralelo à feira, o seu congresso hemisférico. O acordo com as redes de supermercados beneficiará também a Liga Contra o Câncer da Flórida, uma das mais respeitadas instituições latinas da área. Ela receberá a renda do terceiro dia da feira, quando o grande público terá acesso à exposição. A divulgação da Fispal Latino está sendo feita nos check outs de 2.500 lojas das redes.
Premiação
Os compradores de cadeias de supermercados convidados pela Fispal também terão outra missão: eleger o Product of the Year ou Produto Latino do Ano, avaliando critérios como embalagem, originalidade e oportunidade de mercado. Lançado no ano passado, o Product of the Year é uma vitrine para os expositores mostrarem o que têm de mais adequado para oferecer ao consumidor latino nos Estados Unidos. Numa espécie de show room, os interessados em participar deste espaço poderão escolher dois itens de seu portfólio para destacar numa das vitrines. Será eleito um vencedor para cada categoria e um vencedor dos vencedores, que ganhará o título Product of the Year, Produto do Ano.
EVENTOS PARALELOS
Para atrair a visitação profissional e potencializar negócios durante a Fispal Latino 2007, serão promovidos vários eventos paralelamente à mostra de produtos. As possibilidades de expansão do uso de etanol no mercado norte-americano será um dos temas que mais devem despertar atenção durante o 28º Congresso Hemisférico da Camacol. Como no ano passado, o evento irá ocorrer paralelamente à feira e reunirá delegações de câmaras de comércio de 20 países para discutir temas políticos e econômicos, tendo como objetivo principal o estabelecimento de acordos de livre comércio.
Desde a criação da Comissão Interamericana do Etanol, no final do ano passado, com a presença do governador da Flórida, Jeb Bush, e do ex-ministro da Agricultura brasileiro, Roberto Rodrigues, Miami vem se posicionando como centro da integração entre os EUA e a América Latina no que se refere ao combustível. Esse processo deve ganhar força a partir dos encontros que ocorrerão no painel do Congresso da Camacol, no qual devem estar presentes autoridades e especialistas da Flórida, da Colômbia e do Brasil.
Criada por um grupo de empresários latinos em 1965, a Camacol (Latin Chamber of Commerce of the United States) tem por objetivo defender interesses das empresas envolvidas nesse setor e contribuir para o desenvolvimento econômico e social de toda a região.
Integrado à 28ª edição do Congresso Hemisférico da Camacol, a Fispal sediará o Latin American Supermarket Summit. A intenção é proporcionar a aproximação entre o setor supermercadista latino-americano e a principal comunidade política e empresarial da Flórida. Durante três dias, os participantes terão um mix de atividades muito úteis para seus negócios, com uma agenda de relacionamentos, palestras, painéis e visitas técnicas cuidadosamente organizadas para os participantes.
Eles terão o acompanhamento de um representante do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, com o intuito de oferecer consultoria técnica e assessoria sobre importação/exportação, assistência para realização de reuniões exclusivas com expositores e visitas técnicas e acompanhamento de intérprete em reuniões previamente agendadas. A organização da feira entende que esta será uma experiência positiva para fornecedores e supermercadistas interessados em conhecer as tendências de consumo em mercados de renda crescente, como é o caso do Brasil.
A Fispal Latino contará ainda com o já tradicional evento de gastronomia Gourmet Show, que vai mostrar os sabores e as peculiaridades dos mais diferentes pratos latino-americanos. Será realizado pela terceira vez e oferecerá aulas de gastronomia, apresentação de chefs famosos e concurso voltado para estudantes – futuros chefs de cozinha nos Estados Unidos.