SuperAgro – Café impulsiona economia mineira

Os municípios mineiros colhem reflexos do bom momento da cafeicultura no Estado. Minas Gerais responde por aproximadamente 50% da produção nacional de café e deverá produzir na safra 2007/2008 pelo menos 14 milhões de sacas, do total de 32 milhões de sacas previstos para o Brasil. Para se ter uma idéia, a receita cambial do setor que desde 2001 se arrastava na casa de R$ 1 bi ao ano, deve fechar 2007 com a marca de R$3,3 bilhões. 


A região Sul concentra a maior parte dos municípios que lideram esta produção como Varginha, Três Pontas e São Sebastião do Paraíso, Carmo de Minas e Guaxupé. Somados a outros pólos produtores como Patrocínio (no Triângulo Mineiro), Viçosa, Araponga e Manhuaçu (todos na Zona da Mata), esses municípios vivem um momento de grande circulação de recursos provenientes do café. 


O presidente da Comissão técnica de Café da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), João Roberto Politi, ressalta que essa circulação de recursos é hoje maior e mais diversificada do que há alguns anos, especialmente graças à democratização do acesso aos meios de produção e conseqüente aumento da participação de pequenos produtores nos lucros da cafeicultura. “Cerca de 36% da produção cafeeira, hoje, vem de pequenos e médios produtores, ao contrário de algumas décadas atrás, quando praticamente toda a produção estava concentrada nas mãos dos grandes barões do café”, aponta. 


Politi ainda explica que, se naquela época os lucros do setor se destinavam quase exclusivamente à aquisição de mais fazendas e equipamentos caros ou ficavam congelados nas mãos destes “barões”, atualmente os recursos circulam mais pelas mãos dos pequenos produtores, e destinam-se aos mais diferentes fins; de roupas, brinquedos e pequenos eletrodomésticos à motos e insumos para produção de nova safra. “Minas, como um todo, ganha com isso. De alguma forma, o círculo beneficia a economia geral do estado, chegando ao bolso de todos os mineiros, em todos os setores e municípios”, lembra.  


Conexão – O setor tem apostado na Superagro – mais ampla e diversificada feira do agronegócio mineiro – para divulgar  o café e a produção do estado, buscando uma conexão direta com o consumidor final. Os bons resultados obtidos junto ao público no ano passado motivaram os organizadores da presença da cafeicultura no evento – representados pela Faemg e Conselho Nacional do Café (CNC) – a repetir a estratégia de interatividade usada com sucesso em 2006. A proposta é inserir o visitante no mundo do café em todas as etapas de sua produção, “do pé à xícara”. Para as crianças, projetos lúdicos de computador e, para os adultos, salas de aula e treinamento gourmet, palestras com especialistas e cursos de barista (profissional especializado em cafés de alta qualidade e que trabalha criando novas e diferentes bebidas a partir do grão). 


Volta, também, outra ação do setor que teve muito sucesso junto ao público nas edições anteriores da Superagro: a degustação de produtos diversos – muitos deles incomuns – à base de café. Serão oferecidos doces, sorvetes, sucos e coquetéis, dentre outras receitas. O estande do café ainda contará com a cafeomancia, tradição árabe da prática de adivinhação do futuro através da leitura da borra de café, como forma de lembrar a origem do produto. 


Superagro 2007 – A terceira edição da Superagro Minas será realizada entre os dias 28 de maio e 3 junho, no complexo Expominas / Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte. O evento se consolida como ampla mostra do agronegócio mineiro, com dois eventos-âncora representados pela 47ª. Exposição Estadual Agropecuária e 10ª. Expocachaça, além de reunir os segmentos de laticínios, fruticultura, cafeicultura e silvicultura e os estreantes: apicultura e floricultura.  


A realização da Superagro é do governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, junto com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas (Faemg) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). 


SuperAgro Minas 2007
28 de maio a 3 de junho
Parque de Exposições da Gameleira – Expominas – BH

Mais informações:
www.superagro.ima.mg.gov.br
E-mail: superagro@ima.mg.gov.br


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.