9º Semana do Café movimenta Barra do Choça

Terça-feira, 16/05/2006 – 11:01

Por: Jornal da Mídia

Salvador – Promover alternativas sustentáveis para o desenvolvimento das pequenas propriedades rurais de cafeicultura. Com esse objetivo, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, e a prefeitura de Barra do Choça, realizam a 9º Semana do Café e a 1ª Feira Rural do município. Os eventos acontecem, simultaneamente, de amanhã (17) até sábado (20), na Estação Experimental da EBDA, a dois quilômetros da sede do município.


Como parte da programação da 9º Semana do Café, que tem como tema central, “Agregação de valor: Alternativas sustentáveis para cafeicultura familiar”, o engenheiro agrônomo e coordenador do programa Café da EBDA, Ramiro Amaral, e o gerente Regional de Vitória da Conquista, Giderval Sampaio, farão palestras abordando, respectivamente, os temas: Produção de Cafés Especiais, Técnicas de Pós-Colheita na Agricultura Familiar, e Importância da Assistência Técnica.


“O evento visa profissionalizar principalmente os pequenos produtores, buscando aprimorar a produção de Café Arábica produzido na região, de modo a agregar valor ao produto e utilizá-lo no mercado de forma mais eficiente e justa”, disse Ramiro Amaral.

Com uma estrutura de 100 mil metros quadrados, o evento vai receber em torno de 800 produtores, que terão a oportunidade de participar de palestras e cursos, além de demonstrações práticas de parcagem – tecnologia que agrega a uma cultura, no caso, a do café, outras atividades produtivas como avicultura de postura, piscicultura e bovinocultura de leite. “Os pequenos cafeicultores vão ser capacitados no sentido de diversificar e aumentar sua renda e, conseqüentemente, melhorar sua condição de vida”, disse o secretario de Agricultura do município, Ubirajara Amorim.


Segundo Giderval Sampaio, a estação da EBDA, estará demonstrando resultados de pesquisa com a cultura do café, cana-de-açúcar, milho, feijão, sorgo, mamona e resultados do programa Flores da Bahia. A produção de mudas frutíferas e florestais de espécies nativas da região e sistema de irrigação, também serão mostrados no evento. “Toda a estrutura da estação estará à disposição da feira e os experimentos poderão ser vistos durante as dinâmicas de campo”, informou.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.