9ª- Semana do Café de Barra do Choça – de 17 a 20 de maio 06

Por: A Tarde

Mudança na semana do café
A promoção, em Barra do Choça, teve a área ampliada, para receber 10 mil pessoas
JUSCELINO SOUZA
BARRA DO CHOÇA


As atividades técnicas da 9ª- Semana do Café de Barra do Choça – prevista para o período de 17 a 20 de maio – serão na Estação Experimental da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a menos de dois quilômetros do centro da cidade. Com a mudança do local desde sua primeira edição, a semana do café tem sido realizada nos galpões da Central de Abastecimento de Barra do Choça. e a ampliação do espaço, os organizadores esperam por uma visita diária de 10 mil pessoas.


A estação experimental tem uma área de 40 hectares, com campos experimentais de café, flores, cana-de-açúcar, milho, feijão, sorgo e produção de mudas frutíferas e florestais de espécies nativas da região. “Este espaço, equipado com rede elétrica trifásica e sistema de irrigação para montagem de experimentos, será usado para demonstrações, exposições e minicursos”, justificou o secretário municipal de Agricultura, Ubirajara Amorim.


Além da mudança de local, a semana do café terá como inovação a 1ª- Feira Rural de Barra do Choça, promovida com intenção de criar meios para tornar o café produzido na região mais competitivo no agronegócio brasileiro.


Serão realizados minicursos, palestras e debates. Segundo os organizadores, as atividades vão priorizar a abordagem prática, através de dinâmica de grupos, exercícios, simulações, exemplos de situações reais e resultados. Haverá também exposição de máquinas e produtos agrícolas, com prioridade para os relacionados à agropecuária da região.


O anúncio da mudança foi feito dia 28, durante o lançamento da 9ª- Semana do Café de Barra do Choça, no auditório da Cooperativa Agropecuária de Vitória da Conquista.


HISTÓRIA – Citado nacionalmente como maior produtor individual de café do Norte/Nordeste Brasileiro, Barra do Choça tem sua economia assentada nesta cultura, que responde a 83% da atividade econômica do município e da ocupação da mão-de-obra. Barra do Choça é um dos maiores produtores de café do País.


A qualidade do produto também tem se destacado, com a conquista de títulos em concursos nacional e estadual. Ficou com o titulo de 5º- melhor café do Brasil, no I Concurso Nacional da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e conquistou dois títulos no concurso de qualidade dos cafés da Bahia, realizado pela Assocafé, com premiação de 1º- lugar em 2002 e 2º- em 2004 e 2005.


A primeira versão da Semana do Café ocorreu em 1998, com a proposta de discutir práticas e políticas relacionadas com a cafeicultura dos municípios do sudoeste da Bahia, especialmente o de Barra do Choça, com maior produção regional.


Por causa disso, avalia o prefeito Gesiel Ribeiro, o município assumiu a tarefa de liderar os debates sobre a cafeicultura, alcançando destaque em âmbito estadual e nacional. “Daí o reconhecimento do governo da Bahia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Sebrae, EBDA e CAR, que firmaram importantes parcerias”, completa Gesiel Ribeiro.


Ele destaca que os debates e discussões realizados durante as edições anteriores contribuíram para o desenvolvimento econômico de toda a região e, especificamente, com a qualidade de vida da comunidade local: “Com o crescimento da produção e importantes premiações com relação à qualidade do café, Barra do Choça teve o privilégio de conceder à sua população uma melhor distribuição de renda, e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida”.


Producão


BARRA DO CHOÇA/ÚLTIMA SAFRA

Café (em coco) – quantidade

produzida – 27,6 mil toneladas


Café (em coco) – área plantada

23 mil hectares


Café (em coco) – área colhida

23 mil hectares


Café (em coco) – rendimento

médio – 1,2 mil kg/hectare

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.