Brasília (29.2.2008) – A Sustentabilidade Econômica da Cafeicultura será o tema do 9º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), que ocorre de 3 a 5 de março, em Salvador (BA). Entram em discussão temas como a competitividade e comercialização da produção, qualidade e certificação agrícola para o mercado, exportação de café industrializado e perspectivas para a economia cafeeira.
O assessor do Departamento do Café, da Secretaria de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Thiago Masson, participará do encontro.
Paralelamente ao 9º Agrocafé acontecerão minicursos para que os participantes conheçam a culinária de café, gestão e custos de pequena e média propriedade, classificação e degustação de café e técnicas de pós-colheita pelos métodos natural, despolpado e cereja descascado. Está prevista também a discussão de recentes pesquisas das variedades economicamente viáveis na cafeicultura e possibilidades técnicas de renovação do cafezal.
Os organizadores do 9º Agrocafé esperam receber mais de mil participantes entre produtores, industriais, empresários e políticos, técnicos do governo, representantes de cooperativas e sindicatos e pesquisadores. O evento conta com apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) por meio de convênio celebrado entre o Mapa e a Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), entidade promotora do Agrocafé. (Inez De Podestà)