11/11/2006 09:11:09 –
Concurso vai escolher o melhor café
O 8º Concurso de Qualidade cafés do Brasil, realizado pela Associação Brasileira de cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Apex-Brasil, entrou na fase de pré-seleção dos 352 lotes inscritos. A Comissão de Classificadores, composta por 11 profissionais e 16 observadores, reunida em Areado, no Sul de Minas, é coordenada pelo norte-americano Paul Songer, químico com mais de 20 anos de experiência em análise física, química e sensorial de café e membro da ACE Alliance for Coffee Excellence, entidade que coordena o leilão do Cup of Excellence, realizado pela Internet e do qual participam os lotes vencedores.
A vinda de Paul Songer ao Brasil teve como objetivo implantar, inicialmente nesta etapa de pré-seleção, um protocolo diferenciado, baseado na qualificação dos cafés. “Isso já foi feito por ele nos demais países que realizam concursos semelhantes ao nosso e que fazem parte da ACE”, diz Alexandre Gonzaga, executivo da BSCA.
De acordo com Gonzaga, até o ano passado o protocolo nesta etapa de pré-seleção dependia da experiência de cada um dos provadores. “E provar café é algo muito difícil, que depende de muito treinamento e de um dom natural. O que estamos buscando agora é padronizar ainda mais todas essas experiências, por meio de uma metodologia com embasamento científico”. A relação dos lotes vencedores será divulgada dia 8 de dezembro. O prêmio será o direito de participar do exclusivo leilão do Cup of Excellence, em 16 de janeiro de 2007.