O secretário do Mapa, Linneu Costa Lima, coordena o painel sobre a ‘Cafeicultura nos dias de hoje’
Salvador, a capital baiana transforma-se nos próximos três dias na ‘capital do café’. Ela sedia um dos mais tradicionais eventos da cafeicultura, o 8º Agrocafé – Simpósio Nacional do Agronegócio Café, que acontece no Hotel Pestana e apresenta como tema central nesta edição a “Revolução na Qualidade do Café”. O primeiro dia de atividades desta oitava edição será intenso. Muitas autoridades já confirmaram presença, entre eles Linneu Carlos da Costa Lima, Secretário de Produção e Agroenergia do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), que coordenará um painel sobre a “Cafeicultura nos dias de hoje”. Os temas abordados no Simpósio, que estão na programação oficial, terão ênfase em competitividade de produção e comercialização, estruturação e estratégias para a cafeicultura brasileira, importância da qualidade e das certificações agrícolas para o mercado, Recuperação de Renda do Produtor e Legislação trabalhista. O espaçamento do café irrigado e a administração da irrigação visando uniformização dos florados serão destaque.
Programação
O painel de abertura do evento, hoje (segunda-feira), às 11h00, apresentará o tema: “A Revolução da Qualidade do Café” com a participação de José Francisco Pereira, conselheiro da BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais, Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café e de Márcio Milan, diretor do Grupo Pão de Açúcar. O segundo painel, às 16h00, será sobre a “Recuperação de Renda do Produtor” e será debatida pelo diretor do Decaf – Departamento do Café, do MAPA, Vilmondes Olegário da Silva e pelo presidente do CNC – Conselho Nacional do Café, Maurício Miarelli.
Às 14h00 Linneu Carlos da Costa Lima, Secretário de Produção e Agroenergia do MAPA coordena o painel ‘Cafeicultura nos dias de hoje’, que contará com os com a presença do Secretários Estaduais de Agricultura da Bahia Geraldo Simões de Oliveira.
Premiação
Dentro da programação da oitava edição do Agrocafé, ás 20:00 desta segunda-feira, acontece a solenidade de Premiação aos que mais se destacaram no setor do Agronegócio Café, em destaque para exportação, produção e industria na Bahia e no Brasil.
Paralelo às palestras, painéis e fóruns, os inscritos no Simpósio também podem participar de cursos intensivos, seminários e workshops da Clínica do Café, em que renomados técnicos do Agronegócio Café estarão à disposição. O objetivo principal é tentar ajudar os cafeicultores a resolverem os problemas pertinentes ao setor.
O 8º Agrocafé é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), do Governo da Bahia, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e da Associação de Agricultores e Irrigantes do Oeste da Bahia (AIBA).
A programação completa do evento pode ser conferida na página do evento na internet: www.rdevento.com.br/agrocafe. Mais informações pode sem obtidas no telefone (71) 2102-6622 ou pelo e-mail rdeventos@rdeventos.com.br.