6º PRÊMIO FECOMERCIO DE SUSTENTABILIDADE

Trabalhos acadêmicos de professores e estudantes podem ser inscritos até novembro

18 de outubro de 2017 | Sem comentários Produção Sustentabilidade

Projetos sobre origem sustentável da cadeia de calçados e sobre agricultura urbana foram os vencedores da última edição do prêmio, na categoria Academia
 
São Paulo, 18 de outubro de 2017 – As inscrições para a sexta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade seguem abertas até a segunda quinzena de novembro e podem ser realizadas exclusivamente pelo site www.fecomercio.com.br/premio. O objetivo é premiar inciativas que coloquem em prática, em diversos níveis, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), tema desta edição.
 
O projeto Agricultura Urbana: Produção, Varejo e Consumo de Alimentos, desenvolvido por alunos da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP), foi o vencedor na subcategoria Estudantes, entre os trabalhos acadêmicos, na última edição da premiação. O trabalho estudava a possibilidade de a agricultura urbana utilizar parte do lixo orgânico da cidade para adubação, evitando que o lixo se torne vetor de proliferação de doenças. Também facilitaria a distribuição dos alimentos, em decorrência da proximidade das áreas de consumo, reduzindo o custo com transporte e a emissão de gases poluentes e de efeito estufa.
 
Na subcategoria Professores, o vencedor foi o programa Origem Sustentável, que apresentava um selo de certificação desenvolvido pela professora Vivian Fernandes Ferreira, da USP, e coordenado pela professora Tereza Cristina Carvalho, que promoveu um maior engajamento das companhias nacionais do setor de calçados com a causa. A iniciativa resultou na ampliação das oportunidades no mercado de exportação.
 
Inscrições
Podem se inscrever para a premiação projetos acadêmicos de professores universitários em atividade e de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu), em qualquer fase, também sendo considerados trabalhos desenvolvidos em conjunto por professores e alunos, e também em parceria com empresas, organizações não governamentais e outros atores. O regulamento completo pode ser encontrado no site http://www.fecomercio.com.br/premio/sustentabilidade/regulamento.
 
Também serão aceitos trabalhos das seguintes outras categorias: Empresa (microempresa, pequena/média, grande empresa de comércio, serviços e turismo); Entidades Empresariais (sindicatos e entidades de classe, confederações e federações, de todos os setores econômicos); Indústria; Órgão Público (integrantes da administração, direta ou indireta, nos Três Poderes, nas esferas federal, estadual ou municipal); e Reportagem Jornalística (rádio/TV, jornalismo impresso e jornalismo online).
 
Os trabalhos vencedores de cada categoria receberão títulos de capitalização ou previdência no valor de R$ 15 mil e o troféu do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade durante a cerimônia de premiação, que acontecerá em março de 2018. Também serão reconhecidos os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares.
 
Sobre o Prêmio
Em sua sexta edição, o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade é tradicionalmente organizado pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação. O concurso cultural tem como base o fomento de boas ideias e práticas, com o compromisso ético de apontar caminhos, atuar como guia e liderar o movimento de implantação de conceitos de sustentabilidade em empresas e entidades do seu campo de relacionamentos.
 
Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 154 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista – e quase 10% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 10 milhões de empregos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.