O número de cafeicultores inscritos paraa edição da safra 2015/16, do maior prêmio do setor no país, foi de 56%
O Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso chega ao Jubileu de Prata mantendo o enorme prestígio conquistado na cafeicultura nacional. Recebeu inscrições de mais de 400 produtores, um aumento de 56% em relação à 24ª edição. Todos esperam figurar entre os 40 finalistas que serão anunciados em 5 de novembro. A revelação dos grandes campeões, das categorias nacional e regionais, se dará na cerimônia de premiação, em abril de 2016.
Os dados sobre os nomes dos produtores inscritos e das regiões de origem estão codificados e sob sigilo até o anúncio dos finalistas. “Embora essa safra tenha produzido uma porcentagem maior de grãos menores, pelos lotes que foram oferecidos à illycaffè para prêmio e compra podemos concluir que a qualidade apresentada foi excelente”, avaliou o Dr. Aldir Teixeira, Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio.
Em 25 anos, o concurso premiou mais de mil produtores. Além da categoria nacional, disponibiliza 10 categorias regionais, incentivando a participação de cafeicultores de todo o Brasil. Na atual edição, comemorando Bodas de Prata com o produtor nacional, ampliou a margem de participação, quanto ao número de sacas de café exigidas (mínimo de 80 e máximo de 1.000), e aumentou os valores em dinheiro aos vencedores nacionais, além de instituir o Prêmio Classificador do Ano. Vale lembrar que o produtor que mais se destacar durante o ano será contemplado como Fornecedor Sustentável do Ano, ganhando uma viagem para visitar a sede da illycaffè na Itália.