Receitas e curiosidades
21/05/2010 16:05:47 – Clique a Gosto
Em 24 de maio comemora-se o Dia Nacional do café, a bebida mais consumida do país só perdendo para a água. Dados relacionados a estes hábitos de consumo dos brasileiros estão retratados no Estudo Anual sobre o Consumo de café no Brasil, realizado a pedido da Associação Brasileira da Indústria de café (ABIC).
No estudo existem várias informações acerca deste produto tão presente no cotidiano dos brasileiros, entretanto, o que mais chama atenção é a preferência pelo tipo de café que apresenta novas tendências. Além de a primeira xícara tomada ser do café filtrado (93% em casa e 96% fora do lar), o consumo por grãos gourmet e especiais mais que duplicou, comparando – se 2008 com o ano passado, foi de 1,2%, para 2,7%.
O café do Centro, maior torrefadora de grãos gourmet e especiais do país, registrou índices acima do mercado de gourmet que cresce de 15 a 20% ao ano segundo a ABIC. A torrefadora obteve aumento de 40% nas vendas em 2009, apenas no Food Service, atuando nos estados Paraná e Santa Catarina no sul; Rio de Janeiro e São Paulo no sudeste e Rio Grande do Norte na região nordeste. No mercado varejista concentrado em Florianópolis e Porto Alegre, por meio das redes Angeloni e Zaffari a expansão foi de 10%. Segundo Rafael e Rodrigo Branco Peres, diretores do café do Centro, a mudança nos hábitos de consumo é fator determinante para o aumento da venda de cafés gourmet e especiais no país. “Características como aroma, corpo diferenciado, doçura e origem dos grãos são alguns dos diferenciais que já são percebidos por quem consume café gourmet. Este tipo de consumidor busca alta qualidade acima de tudo e está disposto a pagar por um excelente café”.
O café do Centro também passou por avanços na produção nos últimos quatro anos em decorrência do aumento do consumo no mercado interno. A produção de café gourmet da torrefadora passou de 15% em 2006 para 40% no ano passado, uma expansão de 25%. A ABIC estima que do consumo total de café em 2009 (18,39 milhões de sacas), os cafés gourmets representaram cerca de 4% (760 mil sacas). Apesar de parecer pequeno, o segmento gourmet representa de 7% a 8% das vendas totais (que foram de R$ 6,8 bilhões em 2009).
Receitas com café Gourmet
Há pouco mais de dez anos o conceito de café gourmet, cujo grão é de origem 100% arábica, praticamente não existia no Brasil e eram poucos os que acreditam que este segmento poderia prosperar por aqui. O café, bebida apreciada por 09 entre 10 brasileiros, data de 1727, vindo da Guiana Francesa. O produto que movimentou durante décadas a economia do país continua em ascensão no país e para brindar esta data tão especial o café do Centro sugere algumas receitas, preparadas pela barista Sanny Santos.
CAFÉ CÍTRICO
Ingredientes
02 cafés curtos ou 50 ml de café bem forte CAFÉ DO CENTRO
50 ml geléia de laranja de preferência com pedaços
150 ml (em média) de leite quente ou vaporizado
01 pedaço de casca de laranja para decorar
Preparo
Prepare o café, o leite e separe.
Coloque a geléia no fundo da taça, adicione o café e o leite, para decorar inclua um pedaço de laranja na taça. Sirva com colher.
ORANCCINO
Ingredientes
3 colheres de Geléia de laranja
01 bola de sorvete de creme
50 ml de café expresso gourmet café do Centro gelado
30 ml leite gelado
chantilly para decorar
Preparo
Coloque no fundo da taça geléia de laranja. Bata numa coqueteleira os outros ingredientes e decore com chantilly. Sirva com colher.
PICASSO
Ingredientes
50 ml de café expresso gourmet café do Centro gelado
30 ml de suco de pêssego
1 colher de sopa de Triple Ice (xarope)
20 ml de leite condensado
Chantilly para decorar
Grãos de café para decorar
Preparo
Coloque no fundo da taça o leite condensado, adicione o sugo de pêssego, e em seguida o xarope de Triple Ice. Acrescente o café e decore com chantilly e grãos de café.
Sobre o café do Centro
O café do Centro é uma das principais torrefadoras de café Gourmet e Especial do país, que começou os negócios em São Paulo em 1916, quando a marca pertencia à família Nahum. Em 1995 o Grupo de Agronegócios Branco Peres adquiriu a marca e iniciou o processo de expansão e gestão do negócio.
Além do café gourmet, a empresa disponibiliza todos os grãos de origem arábica – um tipo mais requintado, com blends diferenciados – de seis regiões diferentes do Brasil: Mogiana, Paraná, Bahia, Cerrado Mineiro, Espírito Santo e Sul de Minas. Com mais de 3.000 clientes, o café do Centro atua no fornecimento de cafés para restaurantes, bistrôs, cafeterias, bares, etc. Está presente em lugares sofisticados, como Grupo Fasano, Due Cuocchi, Le Marais Bistrot, L´ametié Restaurant e il Fornaio D´Itália.