20ª edição do Seminário do Café foi aberta nesta quarta-feira

19 de setembro de 2012 | Sem comentários Agenda & Eventos Mais Café

Ascom Acarpa

A 20ª edição do Seminário do Café foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (19) contando com a presença de um grande público e diversas autoridades locais, estaduais e federais. A mesa principal foi formada pelo Presidente da Acarpa – Marcelo Queiroz; Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado – Francisco Sérgio de Assis; Vice-Prefeito de Patrocínio – Fausto Amaral Fonseca; Diretor da Articulação Institucional do MAPA –  Aguinaldo José de Lima, que também representou o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura José Carlos Vaz; Presidente da EMATER/MG – Marcelo Lana;  Comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar – Major Jarbas de Sousa e Silva;  Presidente da EPAMIG –  Antonio Lima Bandeira;  Superintendente Federal de Agricultura de MG – Geraldo Emídio Júnior; Gerente Executivo da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil – Frederico de Luiza Vasconcelos Piauilino; Presidente do Conselho Nacional do Café – Silas Brasileiro;  Gerente Regional dos Correios – Adélia Gomes e o  Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Elmiro Alves Nascimento, que representou o Governador Antônio Anastasia.

Em homenagem aos 40 anos da Cafeicultura no município e dos 20 anos do Seminário, foi realizado uma singela homenagem aos cafeicultores pioneiros e ex presidentes da Acarpa. Foram homenageados os cafeicultores Abrão Elias Nader, Maurício Carvalho Brandão, Silas Brasileiro, Aguinaldo José de Lima, Marcelo Queiroz, Vicente de Paula Arantes, Mário Alves do Nascimento, in memorian, que no ato foi representado pelo Secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais Elmiro Alves do Nascimento, Edmundo Coutinho Aguiar, que foi representado por Enéas Aguiar, José Carlos Grossi, Francisco Sérgio de Assis, Wilson de Oliveira e Sérgio Nakamura, que não compareceu por motivos de saúde.

Ao longo de 20 anos, o Seminário do café é considerado um dos mais importantes eventos do setor em todo o Brasil, dando uma excelente contribuição para a classe produtiva e todos os segmentos a ela ligados, pois através de profissionais altamente qualificados e experientes, o evento tem levado informações e orientações aos produtores, exportadores e todos os demais segmentos da cadeia produtiva do café e do agronegócio brasileiro.

Em seu discurso de abertura, o Presidente da Acarpa, Marcelo Queiroz ressaltou a importância da comemoração dos 40 anos da cafeicultura na região e os 20 anos do Seminário do café.”Ao completarmos 40 anos da implantação da cafeicultura na região do cerrado e vinte anos da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, não poderia deixar de recordar com muito orgulho da fundação da Acarpa, que se deu graças a dedicação e entusiasmo de vários produtores, aos quais me associei para criarmos essa notável entidade, que hoje se destaca como a maior associação de cafeicultores do Brasil, pelo trabalho, dedicação, modernidade e seriedade em suas ações.”

Em comemoração aos 20 anos do Seminário do Café, o Ministério das Comunicações através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou o selo personalizado alusivo às comemorações do 20º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro. O selo lançado é composto por duas partes. A primeira é o selo de carta comercial de primeiro porte que contém a imagem da bandeira brasileira e o ipê amarelo, símbolo do nosso cerrado. A segunda parte possui a imagem criada para identificar e divulgar o evento de relevância não só para o município de Patrocínio, mas para todo o Brasil – O Seminário do Café.

Na oportunidade, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre  Certifica Minas e Federação dos Cafeicultores do Cerrado. O Coordenador do Selo de Origem e Qualidade da Região do Cerrado Mineiro, Petrônio Primo informou que a Federação dos Cafeicultores reconhece o Certifica Minas como um provedor da sustentabilidade e o acordo celebra a promoção e fomento tanto nas boas práticas agrícolas quanto na promoção da origem e qualidade do café da Região do Cerrado Mineiro.
 
No período da tarde foram realizadas duas palestras. A primeira com o Engenheiro Agrônomo José Carlos Grossi que fez uma abordagem aos desafios da cafeicultura para a nova década e a segunda com  os representantes do Exportaminas Március Silva Campos e Renata Eller que falaram sobre o Mercado Internacional e as possibilidades da exportação de café.

A evento segue até sexta-feira (21) e a programação traz uma  Rodada de Negócios cheia de atrações. Os equipamentos em exposição serão comercializados com taxas diferenciadas, para beneficiar ainda mais o produtor. Palestras de alto nível e de grande interesse e utilidade serão ministradas durante toda a programação. A Agricultura Familiar, na sua modalidade sustentável terá também o seu lugar de destaque com um dia todo especial para este setor que cresce a cada dia. E para fechar com chave de ouro, através do apoio do SEBRAE, Fernando Fernandes – Fenômeno da canoagem – fechará com chave de ouro esta edição especial.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.