24/11/2006 04:11:04 –
Com o tema “Pensando o Futuro e Antecipando as Mudanças”, acontece de 22 a 26 de novembro, no Sesc Guarapari (ES), o 14º Encafé – Encontro Nacional das Indústrias de café. Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de café (ABIC), o evento reúne cerca de 700 pessoas, entre empresários, parceiros e fornecedores do setor para analisar o cenário atual e as tendências de mercado.
Por acreditar que o fortalecimento do agronegócio café depende da integração de todos os elos da cadeia produtiva, o gerente geral da Embrapa café, que coordena o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do café (CBP&D/café), Gabriel Bartholo, participou da abertura do evento, destacando os resultados das pesquisas para o aprimoramento do setor, da aquisição de matéria-prima de qualidade ao desenvolvimento de produtos inovadores e novas formas de comercialização e consumo.
Mercado valorizado
Segundo informações da ABIC, a meta é chegar a 2010 com um consumo interno de 21 milhões de sacas. Atualmente, os brasileiros já consomem 15,95 milhões, o que representa 13% de todo o consumo mundial e 51% do consumo nos países produtores de café. O crescimento do mercado brasileiro é exemplo mundial e mereceu, inclusive, destaque na última reunião da OIC – Organização Internacional do café, em setembro passado.
De acordo com o último levantamento, o consumo per capita é de 4,22 kg de café em pó torrado e moído por habitante/ano, o dobro do apresentado no ano de 1985, quando a tendência era de queda, o que foi revertido por ações de promoção do consumo do produto, iniciadas em 1989, com o lançamento do Selo de Pureza da ABIC, até hoje em atividade. A ABIC também mantém, desde o final de 2004, o PQC – Programa de Qualidade do café que vem incentivando a melhoria contínua do produto.
O potencial do mercado brasileiro é um dos temas debatidos nesta edição do Encafé, tendo como aliados o crescente aumento de cafeterias abertas e o interesse de redes estrangeiras em explorar esse nicho de consumo, a exemplo da norte-americana Starbucks, que abre suas primeiras lojas brasileiras em São Paulo, até o final do ano.
Tendências de consumo
Está programado a apresentação da pesquisa “Tendências de Consumo de café no Brasil”, realizada pela InterSciense desde 2003. Contratada pelo CDPC – Conselho Deliberativo do café, por sugestão do Grupo Gestor de Marketing (GGM), a pesquisa identificou os anseios dos consumidores e sinaliza estratégias de ação para o setor. A programação do Encafé inclui ainda a apresentação das políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio café, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O tema será abordado pelo secretário de Produção e Agroenergia, Linneu Carlos da Costa Lima, e pelo diretor do Departamento do café do MAPA, Vilmondes Olegário da Silva.
O tema café e Saúde também terá destaque na apresentação do médico e professor Darcy Lima, especialista no assunto e consultor do CBP&D/café. O programa café & Saúde, realizado sob sua coordenação, com ênfase na divulgação de estudos científicos e do esclarecimento da classe médica, têm desmistificado os efeitos benéficos do café sobre a saúde humana e influenciado o aumento do consumo.
Paralelo à programação, será realizado o 3° Concurso Nacional ABIC de Qualidade do café e leilão dos 10 lotes finalistas. Durante todo o Encafé, será realizada a 4ª Feira de Máquinas, Produtos e Serviços, onde haverá estande da Embrapa café e CBP&D/café, com demonstração de tecnologias para o setor cafeeiro. O evento, além de ser uma convenção técnica e de análise de tendências do mercado consumidor, também já se tornou conhecido pela confraternização entre os segmentos do agronegócio café.
Fonte: Embrapa café / Cibele Aguiar