O 13º Simpósio de Cafeicultura de Montanha é o mais importante evento do setor cafeeiro realizado na região da Vertente Ocidental do Caparaó, em Minas Gerais, organizado pela Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) e diversos parceiros.
É a oportunidade da sua organização se encontrar com os principais formadores de opinião do mercado regional e, principalmente, o momento ideal, antes da colheita, de estreitar o relacionamento com um público diário de cerca de mais de 1.000 pessoas ávidas por novidades.
As montanhas de Minas caracterizaram-se, ao longo de sua história na cafeicultura, pela fama de serem grandes produtoras de café de baixa qualidade, fato que prejudicou, de forma significativa, a renda do setor. Com o advento do Simpósio sobre Cafeicultura, há treze anos, ações foram implementadas, surgiram outras iniciativas e atividades no setor, em parceria com diversas entidades ligadas ao desenvolvimento rural e à cafeicultura. Os avanços são visíveis e mostrados nos maiores concursos de qualidade de café do Brasil.
As informações sobre aspectos da tecnologia, produtividade e mercados foram trazidas ao cafeicultor, possibilitando a mudança do perfil da maioria de nossos produtores. Isso tudo incluiu as montanhas de Minas no seleto grupo dos produtores de café de qualidade.
Ao chegar a décima terceira edição, o evento está consolidado e mantém as palestras e novidades do setor. Cafeicultores terão a oportunidade de conhecer experiências de outros produtores e trocar informações com os mais diversos segmentos do agronegócio café de Minas e do País.
Manhuaçu e um público segmentado para o seu produto esperam sua empresa nos dias 18, 19 e 20 de março de 2009.
Objetivo
Proporcionar o intercâmbio de informações sobre tecnologia, produtividade, qualidade e mercado entre todos os setores que compõem o agronegócio café e manter um estreito diálogo nos segmentos de produção, comércio, indústria e prestação de serviços, visando o aumento da competitividade na cafeicultura.
Público
Grandes e pequenos produtores da cafeicultura, além de corretores, torrefadores, exportadores, técnicos do setor público e privado e demais membros da cadeia do agronegócio café na região das Montanhas de Minas Gerais e Espírito Santo, congregando aproximadamente 800 participantes, em grande parte formadores de opinião.
Na certeza de que mais uma vez contaremos com sua presença, desde já apresentamos nossas cordiais saudações.
Atenciosamente,
Antônio Carlos Xavier da Gama
Presidente ACIAM