Marechal Floriano já se organiza para a 13ª edição da Festa do Café, que será realizada entre os dias 10 e 12 de novembro no Distrito de Santa Maria. Entre palestras e debates e a confraternização com direito a boi no rolete (boi assado inteiro), a festa comemora a colheita do café, que é a principal fonte de renda do município. Além disso, a programação está recheada com muita música, concursos da Princesinha e o Príncipe da festa e missa em ação de graças.
Durante os três dias de festa haverá barraca de artesanato, roleta e leilão de produtos da região. Terá ainda o churrascão, onde cada pessoa compra a carne e prepara o próprio churrasco. Para quem não quiser ter trabalho assando a carne, um completo serviço de bar com porções e bebidas em geral estará disponível aos visitantes.
Boi no rolete. Serão 16 horas de fogo para assar um boi inteiro que será dividido entre os visitantes no sábado a tarde. O preparo começa na sexta-feira quando o animal inteiro é salgado e enrolado com papel laminado. No final da tarde, o fogo é acesso e começa uma espera que só termina na tarde do sábado quando o animal é dividido entre os participantes.
Concurso de peneirar café
Na cultura de café da Região das Montanhas Capixabas predomina a mão-de-obra familiar. Homem e mulher dividem os trabalhos na lavoura. Durante a Festa do Café do ano passado, o concurso de Melhor Peneirador mostrou que as mulheres realmente entendem do trabalho da roça.
A agricultora Lucília Liting Klippel venceu 25 concorrentes e mostrou que não brinca em serviço. Segundo o coordenador do concurso, Cezar Krohling, o objetivo do concurso é mostrar como é feito o trabalho na colheita do café na região.
Confira a programação
Dia 10/11 – Sexta-Feira 19h – Missa em ação de graças 20h30 – Abertura Oficial Eleição da Rainha do Café 2006 e desfile da Princesinha e do Príncipe do Café 2006 Confraternização com música ambiente
Dia 11/11 – Sábado 08h – Campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos Local: Centro de Agronegócios – apoio Casa do Adubo 13h – Inscrição e aberturas as palestras (o participante concorre a brindes) 13h30 – Análise de Produção X Consumo Atual e Novos Horizontes – Sérgio Tristão – Presidente da Tristão Cia Comércio Exterior 14h30 – Relação Trabalhistas em Propriedades Cafeeiras – Dr. Waldeque Garcia da Silva – Chefe da Assessoria Jurídica da Federação da Agricultura e Pecuária do ES 15h15 – Intervalo para café 15h30 – Certificação de Café como Instrumento de Novas Oportunidades – Evair Vieira de Melo – secretário municipal de Agricultura de Venda Nova do Imigrante – Pedro Carnielli e Jackeline Uliana Donna – Pronova 16h30 – Debate com os palestrantes 17h – Confraternização com boi no rolete 21h – Show com a banda Dóllar de Ouro
Dia 12/11 – Domingo 10h – Celebração com a comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora 11h30 – Almoço comunitário com comidas típicas 12h30 – Apresentações culturais 13h – Concurso do(a) melhor peneirador(a) de café 15h – Leilão de café (Doado pelos produtores da comunidade) 15h30 – Sorteio beneficente de duas motos 0 KM 18h – Encerramento da festa