12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil entra na fase nacional

17 de outubro de 2011 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

– Cafés de Minas Gerais respondem por 81,5% das amostras aprovadas. São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Paraná também marcam presença.


– O depósito dos lotes, já beneficiados e preparados, deverá ser realizado até o dia 1º de novembro, em um dos armazéns credenciados.


Os profissionais de prova e classificação que compõem o Júri Nacional do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2011 definiram, entre 321 amostras inscritas, as 124 que tiveram nota mínima de 84 pontos (em uma escala de 0 a 100) e irão para a Fase Nacional do certame. A avaliação dos cafés – com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida – ocorreu nos laboratórios do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC – Sul de Minas), em Machado (MG), no período de 10 a 14 de outubro.


Segundo a apuração, o Estado com maior número de lotes pré-aprovados para a próxima etapa do concurso foi Minas Gerais, com representatividade de 81,45% (101 amostras) do total. Dos demais concorrentes, 8,87% são de São Paulo (11 amostras); 8,06% da Bahia (10 amostras); e 0,81% do Espírito Santo e do Paraná, cada um com uma amostra aprovada (A relação, em ordem alfabética, dos produtores que tiveram seus lotes classificados segue em anexo).


Os lotes selecionados para a fase nacional do 12º Concurso de Qualidade – Cup of Excellence 2011, que é auditado pela IMO Control do Brasil, deverão ser beneficiados, preparados e depositados em um dos armazéns credenciados (vide regulamento no site da BSCA http://www.bsca.com.br) até o dia 1º de novembro de 2011. Após esta data, não serão aceitos depósitos de lotes participantes.


Na fase nacional, os lotes pré-selecionados irão à prova no período de 07 a 11 de novembro deste ano, com o anúncio do resultado previsto para o dia 12 do mesmo mês. Essas amostras passarão, então, pelo crivo da Comissão Julgadora Internacional, entre 14 e 18 de novembro, a qual fará o anúncio, neste último dia, dos vencedores que participarão do leilão Cup of Excellence, a ser realizado em 18 de janeiro de 2012.


Promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) em parceria com Alliance for Coffee Excellence (ACE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Agricoffee, empresa especializada em cafés especiais e responsável pela parte técnica do certame, o concurso conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do CEC – Sul de Minas, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC) e do IAPAR, que também patrocina o certame junto a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), Café Brasil, Monte Alegre Coffees e Fazenda Ambiental Fortaleza.


O Júri Nacional dessa primeira fase é integrado pelos seguintes profissionais: Carolina Franco de Souza (observadora), Clovis Venancio, Douglas Cal Martins, Elias B. Generoso, Francisco Lentini Neto, João Clovis Pereira Júnior, Jorge José Menezes de Assis, Meich Faita, Osvaldo Martins Rodrigues e Wellington Carlos Pereira.


Cup of Excellence no Brasil


Idealizados e organizados pela BSCA desde 1999, o concurso e o leilão vêm se consolidando, anualmente, como os principais instrumentos de divulgação e promoção da alta qualidade dos cafés especiais produzidos nas diversas regiões do Brasil. Abertos a todos os produtores brasileiros de café da espécie “Coffea Arabica”, colhidos na safra 2011 pelos sistemas de preparo de via seca (Café Natural) e via úmida (despolpados, cereja descascado e cereja descascado desmucilado), o concurso e o leilão vêm ao encontro da missão da BSCA, que é a de representar nacionalmente os produtores de cafés especiais e realizar um trabalho sério de divulgação da excelência da produção brasileira.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.