O café é a bebida mais famosa do mundo e é ingerida em todos os cantos, pela maioria das pessoas.
10. A cafeína pode te matar
Mas você teria que tomar entre 80 a 100 xícaras rapidamente, dizem os especialistas. Nós aconselhamos que você não tentasse.
9. Café pode ser bom para você
Um estudo mostrou que a maioria dos antioxidantes ingeridos nos EUA vem da sua dose diária de café. Uma a duas xícaras por dia parece ser benéfico. Ou, se você não gosta de café, pode tentar chá preto, a segunda fonte de antioxidantes mais consumida. Bananas, grãos desidratados e milho também entram nas cinco mais consumidas.
8. A cafeína pode aumentar a libido da mulher
Ao menos funcionou em ratos. Mas os pesquisadores afirmaram que em humanos o café pode melhorar a experiência sexual apenas em pessoas que não são usuários habituais da bebida.
7. A cafeína pode diminuir a dor
Doses moderadas de cafeína — o equivalente a duas xícaras de café — podem reduzir significativamente a dor muscular pós-academia. Mas a pesquisa foi realizada em pessoas que não são usuários regulares.
6. A cafeína pode sim mantê-lo acordado durante a noite
Especialistas de saúde aconselham evitá-lo seis horas antes de ir para a cama. (A não ser que você esteja querendo o efeito do item no 8).
5. Café descafeinado tem cafeína!
Se você beber entre 5 e 10 xícaras de café sem cafeína, você pode ingerir a mesma cafeína de um ou dois copos de café comum, um estudo descobriu.
4. O processo de descafeinação utiliza produtos químicos
Os grãos são colocados sob vapor, portanto a cafeína vem à superfície e o grão é lavado utilizando um solvente orgânico chamado cloreto de metileno.
3. A cafeína não é a culpada pelo sabor amargo
A cafeína não é o principal composto amargo no café. Neste caso os culpados são os antioxidantes.
2. Os melhores cafés dependem de torragem
Quando se fala de sabor na química do café, o que importa é a torragem e mistura. Durante a torragem, o óleo armazenado no interior dos grãos começam a emergir em torno de 200o C. Quanto mais óleo, mais forte o sabor. A quantidade de cafeína é maior quanto maior for o tempo do contato do pó com a água, portanto café comum tem maior teor de cafeína do que um expresso, por exemplo. Grãos mais escuros também contém mais cafeína.
1. O café foi descoberto por bodes
Um milênio atrás no sopé de uma montanha na África, um rebanho de cabras manteve um pastor acordado durante a noite toda depois de se banquetearem com grãos de café vermelhos. O pastor levou a descoberta dos animais para alguns monges e longas sessões de orações se sucederam. É uma boa história, de qualquer maneira.
Fonte: LiveScience