Simpósio do Café reúne produtores rurais
27/05/2009
Evento visa apoiar e desenvolver a cafeicultura regional em busca da produtividade das lavouras
A Cocapec realizará hoje e amanhã o 1º Simcafé – Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana. O evento tem como objetivo apoiar e desenvolver a cafeicultura regional, oferecendo aos produtores, serviços e tecnologias que aumentem a produtividade de suas lavouras e a competitividade da cadeia do café.
A Alta Mogiana é uma das mais importantes áreas produtores de café. Qualidades únicas somadas ao profissionalismo e dedicação de seus cafeicultores caracterizam esta região, como uma das mais tradicionais do país. Dos 455 mil hectares que fazem parte da região de atuação da Cocapec (13 municípios), quase 50 mil são destinados à cafeicultura, sendo que em 2008 foram colhidas, aproximadamente, 1,5 milhão de sacas de 60 quilos de café tipo arábica. O Simcafé deverá reunir mais de 500 cafeicultores e 200 pessoas ligadas ao evento, entre expositores, universitários e organizadores.
O presidente da Cocapec, agrônomo Maurício Miarelli, afirmou que o 1º Simcafé reforçará o trabalho de difusão de tecnologia que há 24 anos vem sendo desenvolvido pela cooperativa, além, de informar o empresário rural sobre assuntos voltados à melhoria da administração de seus negócios. Um dos palestrantes do evento, o agrônomo da Cocapec Saulo C. Faleiros, disse que a região da Alta Mogiana se destaca em relação à tecnologia envolvida no processo de produção de café.
Segundo ele, ao longo do tempo observou-se um esforço imenso por parte das instituições de pesquisa, cooperativa, consultores e os próprios produtores, para aumentar a produtividade do café nesta região, e isto foi feito com muito sucesso. Porém, as formas de comercialização e a necessidade de tomadas de decisão rápidas e constantes colocam o produtor na necessidade de gerenciar com clareza seus negócios e ter condições de ser mais competitivo.
A cooperativa – acrescentou, sempre esteve comprometida com os seus cooperados e parceiros e agora inova com o 1º Simcafé, que prioriza e marca uma nova era para que o produtor possa se manter na atividade com mais competitividade. Os temas são importantes, com explicações sobre custos hoje mais onerosos, administração de recursos financeiros, planejamento para a propriedade e gestão de pessoas e a apresentação de toda a evolução tecnológica do café na Alta Mogiana.
O Simcafé deverá reunir representantes de 40 empresas ligadas diretamente ao agronegócio, com tecnologias inovadoras e membros das Faculdades de Agronomia de Lavras, MG, ESALQ de Piracicaba e Faculdade “Francisco Maeda”, de Ituverava.