Nos últimos anos a cafeicultura em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, tem crescido em produção e qualidade.
Em 2017, a cidade conquistou o segundo lugar em um concurso nacional de qualidade do grão. Para continuar impulsionando o setor, o município vai promover a 1ª Festa do Café, que será realizada nos dias 28 e 29 de julho na praça municipal.
O evento será promovido pela Prefeitura de Cacoal. A prefeita Glaucione Rodrigues afirma que a Festa do Café fará parte do calendário anual de eventos do município, e acredita que logo passará a compor o calendário estadual.
“Nosso café é referência no Brasil, ganhamos um prêmio nacional em termos de qualidade, então Cacoal se destaca em nível nacional. A Festa do Café será um grande evento e contará com a participação dos cafeicultores, população e autoridades. Nosso objetivo é que essa economia seja alavancada no estado”, destacou Glaucione.
Durante o evento serão montados 20 estandes de mudas de café clonal e das agroindústrias. Também terá uma feira do agronegócio com exposição de produtos ligados ao setor da cafeicultura, além da degustação de pratos culinários preparados com o grão. Para o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Braz, a ideia do evento é promover ainda mais a cafeicultura do município.
“Esse evento é a confirmação do trabalho iniciado no passado, porque se não fosse a união de todos os órgãos junto aos produtores, não seria possível. A união é a base de tudo, com isso estamos organizando a primeira festa do café da região. Cacoal vai produzir esse ano em torno de 185 mil sacas de café e o estado em torno de 1,5 milhão”, destacou Ezequias.
A organização espera a participação de 1,2 mil propriedades ligadas a produção de café.
Fonte: G1 Cacoal e Zona da Mata