Evento realizado em um dos armazéns da cooperativa mostra a força do projeto em parceria com o Sebrae e a importância da gestão de custos nas propriedades rurais.
Na tarde do dia 20 de dezembro, um dos armazéns localizado junto à sede administrativa foi palco para o Primeiro Encontro Tecnológico do Projeto Educampo Café da Expocaccer. A cooperativa, que oferece a ferramenta do Sebrae desde 2005, reuniu os cooperados que integram os cinco grupos do Projeto para um momento de aprendizado e troca de informações.
Com uma estrutura dinâmica, o evento apresentou cinco temas em formato de rodada de palestras ministrados pelos consultores técnicos do Educampo, Caio Lazarini, Gabriel Avelar, Rodrigo Muniz, Júlio Ribeiro e Rogner Avelar, os quais abordaram os seguintes assuntos: Plantio, Irrigação, Adubação, Manejo de Pragas e Doenças e Colheita, cujo formato agradou os participantes, como conta o cooperado Alessandro Brandão. “A Expocaccer está de parabéns pela inovação do evento. Fiquei impressionado com a organização, bem como com a quantidade de informações e novidades. Estava conversando com os outros cafeicultores, que também participaram do encontro, que este é um evento que não podemos perder de forma alguma, pois saímos com o pensamento bem diferente do que chegamos”.
Participaram do evento 70 pessoas, entre produtores rurais e colaboradores das propriedades pertencentes ao Educampo da Expocaccer. Divididos em pequenos grupos, a estrutura adotada permitiu a troca de informações e experiências entre os participantes e os consultores técnicos de campo , sendo que estes últimos expuseram seus temas durante 20 minutos, abrindo a possibilidade de debate e ampliação dos conhecimentos tanto do campo, quanto da gestão da propriedade.
“O evento foi muito bom, pois foi exposta uma grande quantidade de informações muito importantes para quem produz café, e, o mais leagl é poder dividir isto com os outros produtores e comparar os dados de quem está no Projeto e quem não está, quem produz café irrigado e quem faz sequeiro, entre outros comparativos. Gostei muito do formato dividido em temas porque ficou dinâmico, nos dando a oportunidade de ouvir cada um dos técnicos e também demais produtores. Foi muito interessante”, avalia a cafeicultora Mariana Heitor.
Ao final, Cristhiano Nascif, coordenador técnico do Projeto Educampo/Sebrae Minas, reuniu todos os participantes para apresentar o fechamento da safra de 2017, destacando os pontos em que houve melhoria do grupo e fazendo uma análise da evolução apresentada, bem como destacando os pontos que merecem atenção do cafeicultor para que o seu custo esteja otimizado e que o lucro seja, de fato, real, mantendo a sustentabilidade da empresa rural.
Sobre o Projeto Educampo
Pensando na nova demanda do agronegócio e nas dificuldades enfrentadas pelo produtor no gerenciamento de sua propriedade foi que o Sebrae, em 1997, criou o Projeto Educampo. A iniciativa realizada em conjunto com entidades parceiras, tem por objetivo principal fornecer assistência gerencial, aliada à assistência técnica a grupos de produtores de uma mesma atividade econômica, vinculados a uma mesma agroindústria. Na Expocaccer o primeiro grupo do Projeto Educampo iniciou suas atividades em 2005, atendendo então 17 propriedades rurais.
Os resultados positivos obtidos por este grupo impulsionou a cooperativa a implantar, ao longo dos anos, mais grupos, contando atualmente com cinco, contemplando mais de 70 propriedades rurais e tendo 14% do seu quadro de associados na iniciativa. Esta parcela de empresários rurais coleciona muitas conquistas, dentro e fora da porteira, todas advindas da dedicação em cumprir com a metodologia do SEBRAE e reconhecer que, além de entender de campo, é preciso também entender de negócios e encarar a fazenda como uma empresa.
Mais informações sobre o Educampo podem ser obtidas pelo telefone (34) 3839-9300 e pelo e-mail: educampo@expocaccer.com.br .