Curiosidades

A botânica do cafeeiro

 

postado em 17/06/2006 | Há 11 anos



O cafeeiro é uma planta da família das rubiáceas gênero coffea compreendendo as seguintes seções : paracoffea, argocoffea, mascarocoffea, mozambicoffea e eucoffea. a seção mais importante, é a eucoffea, que compreende quatro subseções; erythorocoffea, pachycoffea. as outras duas subseções melanocoffea e nenocoffea, tem espécies ainda pouco estudas.

A planta da espécie coffea arábica, que é cultivada em larga escala no continente americano, é um arbusto de 2 a 4 metros de altura. os ramos laterais, também chamados primários , são longos e flexíveis , contendo ramificações secundarias e terciarias.

As folhas apresentam pecíolo curto, de cor bronzeada quando novas, e verde escura quando adultas; são eliticas, brilhantes na face superior e sem brilho na face interior. o número de flores, em média, varia de 2 a 19 por axila foliar.

A flor é o aparelho reprodutor das plantas superiores, formando um conjunto de peça florais dispostas em camadas excêntricas, chamadas verticilos florais quatros são verticilos florais: cálice, corola, androceu e gineceu.

Cálice é o primeiro verticilo floral: composto de sepalas quase sempre sem cor verde.

A carola é o segundo verticilo floral: constituído por folhas profundamente modificadas, denominadas pétalas.

O androceu é o aparelho reprodutor masculino e o gineceu o aparelho reprodutor feminino. é constituído pelos estame que por sua vez é formado por duas partes: filete e antera. na antera se encontram os grãos de polem. que são os elementos reprodutores masculinos da planta.

O gineceu também pistilo é o aparelho reprodutor feminino. é o quarto verticilo floral. é constituído de folhas modificadas, denominadas folhas carpelares ou carpelos . estes tem a função de sustentar e proteger os óvulos os rudimentos das sementes, formando comumente uma ou varias cavidades que se soldam pelos bordos. depois da fecundação todos os elementos da flor normalmente se atrofiam, persistindo apenas o ovário, que sofre modificações até transformar-se em fruto.

O fruto compõe-se de duas partes: pericarpo e semente. os frutos do tipo dupra são semi-secos e semi-carnosos, tem pedúnculo curto, são ovais eliticos, vermelhos ou amarelos, de superfície lisa e brilhante quando maduros.

As sementes nada mais são que o resultante do ovulo fecundado e desenvolvido. são oblongas, plano convexas, de coloração verde ou amarela cobertas por uma película prateada. é pequeno e se localiza na base do endosperna, tem folhas cotiledonares cordiformes e justapostas. a semente apresenta as seguintes partes: tegumento (membrana pratada) e amêndoa.



Autor: Agroclubes  - Data: 5/10/2001 21:16:17

http://www.agroclubes.com.br/coluna_leitor/colunas.asp?coluna=886&mensagem=271&codigo_produto=886

 

Veja tambÉm: