Estatísticas

Comercialização da safra 2016/17 está em 89%, estima Safras & Mercado

Na época, 92% do grão da safra 2015/16 já estava comercializado.

 

postado em 17/04/2017 | Há 1 semana

Por: Jhonatas Simião

A comercialização de café da safra 2016/17 do Brasil está em 89% de acordo com levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado até o dia 10 de abril. Esse dado mostra um avanço de 4% em relação ao mês anterior. As vendas do país seguem atrasadas em um comparativo com 2016. Na época, 92% do grão da safra 2015/16 já estava comercializado.

Levando em conta a projeção de colheita de 55,1 milhões de sacas de 60 kg da consultoria para o país, foram comprometidas até o momento 48,78 milhões de sacas. Em relação à média dos últimos cinco anos (85% da produção), a comercialização do café está avançada.

Segundo o analista de marcado da Safras & Mercado, Gil Carlos Barabach, a comercialização avançou pouco no ultimo mês de março, em típico movimento de entressafra. "A queda no preço, sem dúvida, ajudou a afastar o produtor, bem como, manteve o comprador na defensiva. O fato é que o preço abaixo de R$ 500,00 a saca para os cafés melhores não motiva o vendedor", afirma.

Barabach comenta que a dinâmica comercial seguiu mais acelerada para os cafés mais fracos de bebida, que continuam atrativos à venda, apesar do preço mais baixo. "Já a queda brusca nos preços e a proximidade da safra nova fez alguns vencedores colocarem a cara para fora nas últimas semanas. Mesmo assim, as negociações para os cafés melhores seguem mais tímidas", conclui.

Fonte: Notícias Agrícolas

 

Veja tambÉm: