Tecnologias

DIFERENCIAÇÃO DA GEMA FLORAL POR ALESSANDRO GUIEIRO

Vamos nos programar e fazer as aplicações, pois temos uma grande safra se projetando para o próximo ano.

 

postado em 16/03/2017 | Há 2 semanas

DIFERENCIAÇÃO DA GEMA FLORAL POR ALESSANDRO GUIEIRO

Diferenciação da gema é um processo pouco conhecido; uns acreditam ser fotoperiódica associada ou não ao gradiente negativo de temperatura e da precipitação (Fahl, 2011); outros admitem ser a restrição do crescimento vegetativo a causa primária da iniciação floral (Rena et al., 2001)

A transformação do meristema vegetativo em meristema floral é um reflexo das mudanças fisiológicas da planta, e o “ápice” floral, corresponde a uma modificação ontogenética do “ápice” vegetativo (ESAU, 1959).

A indução floral ou diferenciação da gema, acontece nos meses de abril, maio e junho. Alguns fatores atua direto nessa etapa da fisiologia da planta, os principais são: Fotoperiodo, precipitação e temperatura.

Baseado nas informações devemos tomar alguns cuidados, principalmente na nutrição das plantas, alguns elementos contidos na flor devem estar em equilíbrio, tais como Cálcio, Magnésio e Fósforo.

O cálcio é muito exigido pela planta na diferenciação floral, pois atua na multiplicação celular, magnésio e fosforo são muito exigido pela planta, e os dois estão diretamente ligados ao processo fotossintético, são muito exigidos principalmente dias antes a abertura das flores, pois o fósforo é fonte de energia e as plantas estão acabando de sair de um grande período de stress, o magnésio por sua vez participa não só do processo fotossintético mais também na formação da flor.

O botão floral passa a ser o DRENO e as FOLHAS são a fonte, sendo assim a construção da próxima florada se inicia agora, fornecer cálcio, magnésio e fosforo são de extrema importância para definição da próxima safra, a planta tem que chegar no periodo de florescimento com reserva desses nutrientes, pouco adianta aplicações de emergencia, pois a reservas são feitas agora.

 

 



Vamos nos programar e fazer as aplicações, pois temos uma grande safra se projetando para o próximo ano.

A G CONSULTORIA AGRONOMICA
Specialty Coffee

 

Veja tambÉm: