Curiosidades

Um pouco de história sobre Café no Mundo Por Ênio Medeiros

O café faz parte da história de vários países, e pesquisar sobre este tema nos traz diversas curiosidades e conhecimentos.

 

postado em 01/03/2017 | Há 8 meses

Informe Alfa Cafés – 01/03/2017:

Um pouco de história sobre Café no Mundo Por Ênio Medeiros

Hoje vamos falar sobre um fato ocorrido na Turquia, entre os séculos 15 e 16.

Naquela época, todo o café consumido na Turquia vinha do Iêmen. E estes cafés eram torrados em placas de ferro de pequeno tamanho. Praticavam uma torra acentuada, que gerava um café escuro, que era moído e servido apenas no momento do consumo, o que dispendia um certo tempo até o café ficar pronto para ser bebido.

Desde aquela época, o café era o motivo para as pessoas se reunirem nas casas de café para beber e conversar.

Preocupado com os temas que eram discutidos por longo tempo nestas casas de café, e com receio de rebeliões e discussões políticas, o Sultão daquele período, Osman II, ordenou ao “Sheikh ul-islam”, que era uma pessoa escolhida por ele, que com este título outorgado detinha plena autoridade sobre os assuntos islâmicos (inclusive relativos ao Alcorão), que criasse uma Declaração informando que “o consumo de qualquer tipo de alimento, torrado até possuir cor próxima do carvão, estava proibido pelo Islâ”.

Em função desta Declaração, no dia seguinte, todas as sacas de café vindas do Iêmen, foram derramadas dentro do Estreito de Bósforo. Isto resultou em 22 anos de banimento do café na Turquia.

Mas como era (e ainda é), impossível ficar sem consumir café na cultura turca, várias pessoas, para fugirem desta Declaração, passaram a fazer torras mais claras de seus cafés.

Tanto que, até o dia de hoje, encontramos basicamente dois principais pontos de torra de cafés na Turquia:
- Cinamon (mais clara)
- Double roasted (mais escura)

Dica 1: A maior parte do café consumido na Turquia atualmente é oriunda do Brasil. Embora, quando verificamos o consumo de cafés considerados especiais, os turcos ainda preferem até hoje os cafés oriundos do Iêmen e da Etiópia.

Dica 2: A Turquia foi o país que apresentou a maior taxa de crescimento no consumo de café no período de 2012 a 2016, que ficou em 10,4%, de acordo com Relatório de Consumo de Café no Mundo, da International Coffee Organization.

Ênio Medeiros
Engenheiro Agrônomo, M.Sc., MBA

www.alfaportugal.net

 

Veja tambÉm: