Mercado

UFLA curso Da lavoura à xícara: obtenção de cafés de qualidade e técnicas de degustação

 

postado em 04/07/2013 | Há 4 anos

Universidade Federal de Lavras realizará o curso “Da lavoura à xícara: obtenção de cafés de qualidade e técnicas de degustação”

Com estrutura completa do Setor de Cafeicultura da UFLA, a qualidade do café será o ponto principal do curso.

Por Daniela Novaes – Rede Social do Café

Nunca se tomou, produziu e exportou tanto o café brasileiro. A qualidade dos grãos arábica, vindos dos principais centros produtores do País como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia, é a responsável pelo bom desempenho do produto no mercado interno e externo.

Nos últimos anos um novo perfil de consumidor de café começou a surgir. Trata-se  de um consumidor exigente, interessado em conhecer a origem do seu café, os detalhes do beneficiamento do grão e as características que diferenciam um café brasileiro de outras origens.

Pensando nessa crescente demanda do mercado consumidor brasileiro, o Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, sediado na Universidade Federal de Lavras vai oferecer o curso “Da lavoura à xícara: obtenção de cafés de qualidade e técnicas de degustação.”

Durante o curso, as teorias serão repassadas durante a prática, sendo um grande diferencial para o aprendizado. Por meio dessa metodologia, o curso visa capacitar e formar profissionais aptos a identificar atributos de qualidade da bebida, passando pelas fases da pré-colheita, colheita e pós-colheita até o produto final. Informações atualizadas sobre a redução de custos, exigências do mercado e oportunidades de negócios também serão temas de destaque. Durante quatro dias, os participantes vão percorrer todo o caminho que leva a um café com qualidade na xícara, desde a lavoura até o preparo, contribuindo para difusão de conhecimentos técnicos e práticos e trazendo aos profissionais da cadeia do café, conhecimentos essenciais para a produção, industrialização e preparo da bebida com qualidade.

O Polo de Tecnologia em Qualidade do Café conta com estrutura completa para a realização das atividades, como torrefação, sala de análise sensorial, sala de degustação e classificação, entre outros.

Sob a coordenação da Prof. Dra. Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira, do Departamento de Ciência dos Alimentos (UFLA), o curso será ministrado também pelo Prof. Dr. Virgílio Anastácio Silva, do Departamento de Agricultura (UFLA) e por Bruno Batista Ribeiro, Mestrando em Cafés Especiais, do Departamento de Ciência dos Alimentos (UFLA).

Todos os instrutores são Q-Graders (Avaliador Q, onde Q é qualidade). A titulação é conferida pela CQI , a Coffee Quality Institute, que é uma organização sem fins lucrativos, que atua a nível mundial para aprimorar a qualidade do café e a vida das pessoas que trabalham em sua produção.

O público-alvo compreende produtores de café, baristas, degustadores, estudantes, profissionais de hotelaria e alimentação, profissionais de importação/ exportação , estudantes e demais interessados.

 

Faepe abre inscrições para curso de qualificação profissional na UFLA em Qualidade do Café


 

Publicado em 28 de junho de 2013,

 

28.06 curso caféCom o objetivo de formar e capacitar profissionais capazes de identificar as diferentes características do café, atender às exigências do mercado e criar novas oportunidades de negócios, a Universidade Federal de Lavras – UFLA está com inscrições abertas para o curso de qualificação: “Da Lavoura à Xícara: Obtenção de Cafés de Qualidade e Técnicas de Degustação”. O curso será ministrado de 3 a 6 de outubro de 2013, com a limitação de 16 participantes.

Aproveitando a estrutura física do setor de Cafeicultura/Cepecafé o curso vai utilizar mecanismos práticos e teóricos para capacitar produtores, baristas, degustadores, profissionais de empresas de exportação/importação de café, profissionais ligados a área, estudantes e apreciadores de café.

Com a coordenação da professora Rosemary Gualberto Pereira, responsável pelo Polo de Tecnologia em Qualidade do Café/UFLA, os participantes também terão como instrutores o professor de cafeicultura da UFLA Virgílio Anastácio da Silva (DAG) e o mestrando do Departamento de Ciências dos Alimentos Bruno Ribeiro. Todos os instrutores são certificados Q-Graders.

As aulas serão ministradas no Setor de Cafeicultura e no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, com carga horária total de 32 horas. O curso é organizado pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e terá um custo de R$ 1.800,00.

As inscrições são realizadas pelo site http://www.fundecc.org.br/setores/qualificacao_profissional/curso_cafe/index.php

 

 

 

Veja tambÉm: