Mercado

Leilão dos Melhores Cafés de São Paulo

 

postado em 27/10/2011 | Há 6 anos

Os 10 lotes finalistas do 10º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo serão leiloados na próxima semana, com os lances podendo ser dados por e-mail de terça-feira (01/11) até as 17 horas de quinta-feira (3/11). “É a grande oportunidade para indústrias, cafeterias, casas gourmet e até apreciadores de café adquirirem verdadeiras jóias”, diz Nathan Herszkowicz, presidente da Câmara Setorial do Café, responsável pela realização do concurso juntamente com a CODEAGRO - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado.

Participar é fácil: as pessoas físicas ou jurídicas de qualquer área de atuação devem preencher a Ficha de Lance Comprador que está no site www.sindicafesp.com.br, e enviá-la para sindicafesp@sindicafesp.com.br ou para o fax (11) 3125 3169. Os lances poderão ser dados também presencialmente, no Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo - Centro de Preparação de Cafe (Praça Dom Jose Gaspar no. 30 – 22º andar –Centro/República - São Paulo, tel (11) 3125 31). O preço mínimo do leilão será 50% acima da cotação da BM&F/Bovespa de segunda-feira (31/10).

Tanto empresas quanto apreciadores de café podem participar do pregão individualmente ou em consórcio. São 4 lotes de Café Cereja Descascado (com 10 sacas cada), 4 lotes de Café Natural (com 10 sacas cada) e 2 Microlotes de Café Cereja Descascado (de 2 sacas cada). Pode-se adquirir desde uma única saca ou todo o lote, além de poder comprar quantidades de diferentes lotes. “As pessoas poderão optar pelos cafés de acordo com a nota de qualidade global, a região, o tamanho do lote e as características gerais”, explica Herszkowicz, lembrando que esses cafés são uma grande estratégia de marketing para indústrias e cafeterias. Já os apreciadores de café podem formar grupos de amigos para adquirir uma saca, por exemplo, e utilizar os serviços do CPC – Centro de Preparação de Café, do Sindicafé – São Paulo, para torrar e moer.

Amostras dos 10 cafés finalistas já estão à disposição nas Salas de Exposição de Amostras da ACS - Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro,  nº 137,Centro -  Santos, tel 13-3212-8200), e no Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo. O resultado do leilão, cujos lances formam o ranking final do concurso, será divulgado dia 9 de novembro, no Museu do Café, em Santos.

Os finalistas

O campeão deste 10º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo foi o lote produzido por José Romeu Aith Favaro na Estância Tijuco Preto, no município de Tejupá. Na avaliação feita pela Comissão Julgadora, esse café recebeu a nota 9,086 (em uma escala de 0 a 10), a maior de todo o concurso, e foi considerado extremamente uniforme, com bebida elegante, harmoniosa e com final agradável.

Além de campeão do concurso pela maior nota obtida, o lote de café de José Romeu Aith Favaro também ficou em 1º lugar na categoria Café Descascado. Já o café do produtor Célio Ferreira, do Sítio Bela Vista da Fumaça, de Divinolândia, ficou em 1º lugar na categoria Café Natural, com a nota 8,656.  Na categoria Microlote, da qual participam apenas cafés de propriedades com até 10 hectares (considerando todas as culturas produzidas), o lote campeão foi o da cafeicultora Maria Aparecida Nascimento, do Sítio Samambaia, de São Sebastião da Grama, com a note 8,702.

“Os 10 finalistas do concurso comprovam a alta qualidade desta safra. São cafés que possuem as características marcantes de uma bebida exemplar, como aroma marcante, acidez equilibrada, corpo acentuado e retrogosto prolongado”, diz o coordenador do concurso, Eduardo Carvalhaes Junior. A relação completa dos 10 finalistas pode ser acessada no site www.sindicafesp.com.br.

 

Veja tambÉm: