Mercado

Mercado apreensivo com estoques e oferta: bolsas explodem

 

postado em 25/06/2010 | Há 7 anos

Os contratos futuros de café arábica atingiram nesta quinta-feira seu maior nível de preços em 12 anos na ICE Futures US, em Nova Iorque, com especuladores atuando fortemente no lado comprador, influenciados pela dilapidação dos estoques internacionais do produto e pela continuidade da força da demanda.

Em Londres, na Euronext/Liffe, os preços também se mostram em alta, tendo batido nos maiores patamares em 15 meses. \"A demanda por cafés arábicas e robustas continua inabalável, independentemente do comportamento do cenário econômico\", Kona Haque, analista do Macquarie Group, em Londres.

Ao mesmo tempo, apontou o especialista, os estoques certificados em Nova Iorque mostram uma retração constante.

O contrato de setembro ao longo do dia chegou a subir impressionantes 16 centavos, ou 10%, tendo atingido os 176,50 centavos de dólar por libra peso, maior nível desde fevereiro de 1998.

O contrato de setembro de robusta chegou a subir 114 dólares, 7,2%, com 1.694 dólares por tonelada, maior patamar desde março do ano passado. \"Nós tivemos o acionamento de stops constantes de compra, com alguns plaers buscando comprar e vender em níveis particulares de preço\", observou Angus Kerr, analista de café da Cobham, na Inglaterra.

A disponibilidade de café de alta qualidade exportável no mercado é extremamente escassa, por conta de safras pífias na América Central e na Colômbia.

\"Os estoques certificados em Nova Iorque caem forte e estão abaixo dos 2,2 milhões de sacas e em Londres também estão baixos, com a pequena oferta do Vietnã\", complementou Kerr

Fonte: Agnocafe

 

Veja tambÉm: