Mais Café

Passos sedia etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura

 

postado em 22/04/2010 | Há 7 anos

BELO HORIZONTE (22/04/10) - Passos, no Sul de Minas, vai sediar nesta sexta-feira (23) mais uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2010. O evento será realizado, a partir das 8h, no Espaço Tropeiro do Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Gilman Viana, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Antônio Bandeira, e o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário Argileu Martins da Silva estarão presentes ao encontro.

Durante o Circuito de Cafeicultura, os produtores da região que tiveram suas propriedades consideradas aptas a conquistar o selo do programa Certifica Minas Café vão receber os certificados. O Certifica Minas Café é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem por objetivo a valorização do café de qualidade produzido em Minas Gerais. Para obter a certificação, os produtores têm que seguir normas relativas à sustentabilidade econômica da atividade, aspectos ambientais, legislação trabalhista e rastreabilidade do produto. O programa é gerenciado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com execução das ações junto aos produtores coordenada pela Emater-MG.

A abertura do circuito será feita pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins da Silva, que vai fazer uma apresentação sobre o programa Mais Alimentos para a cadeia do Café. Durante o evento também haverá palestras sobre manejo integrado de pragas do cafeeiro, adequação ambiental da pequena propriedade cafeeira, novos variedades de café, dentre outros temas.

Para o gerente regional Edson Aparecido Gazeta, o Circuito Mineiro de Cafeicultura concretiza um esforço conjunto de governo e iniciativa privada para ajudar o produtor a se desenvolver na atividade. “O circuito possibilita ao produtor ter acesso às informações tecnológicas provenientes das universidades e centros de pesquisas, bem como conhecer os lançamentos das empresas do setor agrícola. É uma excelente oportunidade para o cafeicultor adquirir novos conhecimentos”, diz.

A expectativa dos organizadores é que cafeicultores de diversos municípios do Sul de Minas participem da etapa do circuito em Passos. O evento está sendo promovido pela realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Emater-MG, Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Prefeitura de Passos. No Sul de Minas, na área de abrangência da Regional da Emater-MG de Passos, irão acontecer mais duas etapas do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2010, sendo elas nas cidades de Cássia (06/05) e Piumhi (27/05).

 

Veja tambÉm: