Mais Café

Chás podem fortalecer os ossos

 

postado em 25/01/2010 | Há 8 anos

25/01/2010 17:01:25 - Paraná Online

Muita gente sabe que o leite, pelas quantidades de cálcio que carrega, é um dos melhores amigos dos ossos e os chás, grandes aliados da hidratação e calmantes naturais, além de suas propriedades digestivas. Porém, um estudo realizado pelo Hospital da Universidade Nacional Cheng Kung, em Taiwan, e publicado na Archives of Internal Medicine, homens e mulheres que bebem chá há muito tempo apresentaram ossos mais densos em três pontos do esqueleto, independentemente do tipo ou quantidade de chá consumido a cada dia.

O estudo mostrou que beber chá regularmente por pelo menos dez anos aumentou a densidade mineral óssea em até 5%. A equipe entrevistou mais de mil homens e mulheres, com idade igual ou superior a 30 anos, sobre os hábitos de consumo de chá.

Depois, os adultos foram divididos em quatro grupos e também foram questionados sobre os hábitos de exercícios e fumo, uso de suplemento de cálcio e consumo de café, leite e álcool. Os pesquisadores mediram a densidade óssea em três pontos do esqueleto.

As pessoas que tomavam chá há muito tempo, ou aquelas que disseram consumir a bebida uma vez por semana, apresentaram ossos mais fortes em todos os locais medidos, em comparação à pessoas que não tinham o hábito de tomar chá, segundo o estudo.

Quase metade dos entrevistados disse que bebia chá diariamente há pelo menos dez anos. Os adultos que bebiam chá preto, oolong ou verde por seis a dez anos tiveram maior densidade óssea registrada na espinha lombar.

Os pesquisadores acreditam que substâncias presentes no chá, como fluoreto, fitoestrogênios e um grupo de antioxidantes, como os flavonoides, podem atuar em conjunto para proteger os ossos.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar os efeitos protetores do chá, assim como a possibilidade de um limite máximo, após o qual o chá deixa de ser benéfico.

 

Veja tambÉm: