Tecnologias

Ibama lança Manual de Agrotóxicos

 

postado em 30/12/2009 | Há 7 anos

21/12/2009 - A Coordenação Geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas - CGASQ, da Diretoria de Qualidade Ambiental do Ibama, publicou o "Manual para requerimento de avaliação ambiental - agrotóxicos e afins", com o objetivo de auxiliar os interessados em solicitar esse serviço ao Ibama.

Desde 1990, com a regulamentação da Lei 7.802/89 - Lei dos Agrotóxicos, o Ibama passou a realizar a avaliação ambiental prévia ao registro e o controle dos agrotóxicos, seus componentes e afins registrados. A diretora de Qualidade Ambiental, Sandra Klosovski, destacou que o atual arcabouço legal que regulamenta o uso de agrotóxicos no país é considerado de vanguarda e compatível com o existente em países desenvolvidos, porém, complexo para ser interpretado e atendido corretamente. Daí, a importância do Manual.

O Manual apresenta passo a passo como elaborar um requerimento de avaliação ambiental de agrotóxico junto ao Ibama, composto de duas etapas - inscrição eletrônica e apresentação de documentos - e como contatar a CGASQ e acompanhar a tramitação do pedido até sua conclusão.

Os serviços de avaliação ambiental e registro de agrotóxicos do Ibama vem se ampliando, modernizando e melhorando continuamente, a fim de atender a crescente demanda nacional pelo uso desses insumos agrícolas. Segundo a coordenadora de Avaliação Ambiental de Produtos Perigosos - COASP, Kênia Godoy, "essas iniciativas alcançarão o êxito esperado se as empresas, indústrias e consultorias de agrotóxicos continuarem a aprimorar a organização e fundamentação de seus requerimentos".

Confira abaixo o manual:

------------

A CGASQ distribuirá gratuitamente o manual impresso por meio de solicitação à cgasq.sede@ibama.gov.br.

Baixe o manual aqui

 

Veja tambÉm: