Curiosidades

Mundo das Marcas: MELLITA

 

postado em 11/12/2009 | Há 7 anos

 

 

Blog Mundo das Marcas

O melhor café feito no melhor filtro: aroma e sabor que o consumidor só consegue com os produtos MELITTA, referência no mercado mundial de café. Cafés da manhã, visitas, almoços em família e outras ocasiões são sempre um bom motivo para saborear um delicioso café MELITTA.

-
A história
Das simples idéias surgem os grandes avanços da humanidade. Um desses momentos mágicos surgiu com uma solução que se perpetua na maioria dos lares. A senhora Melitta Bentz, ocasionalmente recebia queixas de seu marido, Hugo, quanto ao gosto do café servido, que variava muito e às vezes tinha até gosto de mofo. Analisando o problema, chegou à conclusão de que o causador deveria ser o coador de pano. Ele deixava passar partículas de pó que causavam uma desagradável sensação ao tomar café, e por ser usado inúmeras vezes, continha resíduos dos cafés já feitos anteriormente, que se impregnavam no pano alterando o seu sabor. Com a visão lógica de uma dona de casa, a senhora Melitta partiu para a solução. No fundo de uma caneca de latão fez vários furos, recortou um pedaço redondo de mata-borrão usando-o para cobrir o fundo da mesma. O resultado foi o primeiro filtro MELITTA do mundo. Um café mais saboroso, com sabor sempre igual e agradável de se tomar, começou a entrar para a história.
-
-
Tudo isso aconteceu no ano de 1908, em Dresden, uma pequena cidade do norte da Alemanha. O casal patenteou seu invento no dia 8 de julho e montou uma empresa numa pequena loja de artigos domésticos de oito metros quadrados. A primeira grande venda foi na feira de Amostras de Leipzig: 1.250 porta-filtros de alumínio com filtros de papel. O novo sistema estava apresentado aos alemães. Em 1920, o filho, Horst Bentz assumiu a gerência, iniciando o processo que transformaria o pequeno negócio em uma grande empresa, exportando, em 1922, para a República Checa e Suíça os primeiros filtros de papel; e registrando oficialmente, em 1923, a empresa com o nome de Bentz & Sohn.
-
-
Outra estratégia importante foi a de promover o sistema de coar café da empresa através de demonstradores nas lojas de utensílios domésticos. Já em 1929 a empresa fazia sua transferência para novas instalações na cidade de Minden, onde está até hoje. Nesta cidade, a matriz da empresa ocupa uma área de 100 mil metros quadrados de alta tecnologia, formando na Alemanha um parque industrial com 10 unidades de produção e mais de 4 mil empregados. Foi neste mesmo ano que a marca MELITTA foi registrada pela primeira vez. O tradicional logotipo da marca foi introduzido poucos anos depois, em 1932. Quatro anos mais tarde, a empresa patenteou o sistema de filtro cônico e filtros de papel.
-
-
Os primeiros comerciais da marca foram introduzidos em 1938, e logo começaram a aparecer nas telas de cinema. Era o início da fixação da marca MELITTA na cabeça do consumidor alemão. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa teve sua produção direcionada por os esforços da guerra. Terminado o conflito, a empresa foi totalmente reestruturada e voltou a crescer. Nos anos seguintes, após se tornar referência no mercado mundial em filtros de papel, a MELITTA decidiu partir, na década de 60, para a comercialização do café pelo mundo. Nos anos seguintes a marca introduziu uma enorme variedade de acessórios como cafeteiras, jarras, xícaras e garrafas térmicas.
-
A linha do tempo
1925
Surgimento das tradicionais embalagens dos filtros de café nas cores verde e vermelha, que identificam os produtos da marca até os dias de hoje.
1929
Surgimento do coador MELITTA de porcelana.
1932
Lançamento do tradicional coador em formato cônico.
1954
Lançamento dos coadores MELITTA coloridos, especialmente na cor marrom.
1960
Lançamento dos coadores MELITTA feitos de plástico, inicialmente transparentes. Pouco depois, foram introduzidos os coadores coloridos.
1962
Lançamento do pó de café embalado a vácuo.
1965
Lançamento da cafeteira elétrica. Na época, nenhuma outra máquina podia produzir oito xícaras de café em apenas seis minutos como a MELITTA.
1979
Lançamento da AROMABOY, cafeteira elétrica compacta para fazer pequenas quantidades de café.
1989
Lançamento dos filtros de coar café escuros.
1998
Lançamento dos filtros de papel feitos de celulose de bambu.
2001
Lançamento da cafeteira MELITTA SINGLE 5, com capacidade para 5 xícaras de café.
Lançamento do café instantâneo MELITTA CAPPUCCINO.
2003
O café MELITTA CAPPUCCINO ganha mais três sabores: Clássico, Choco (café e chocolate) e White (café e leite)
2004
Lançamento da linha de café aromáticos BELLACREMA, com grãos 100% arábicos e consistência cremosa.
2008
Lançamento, no Brasil, da linha de cafés MELITTA SABOR DA FAZENDA, que possui cheiro e sabor de café moído na hora. A nova linha de café está disponível em três pontos de torra diferente: as versões Tradicional, Forte e Extra-Forte.
-
-
Os slogans
Everything for completed coffee benefit. (1988)
The coffee, wich one recognizes by the smell. (1986)
Melitta makes coffee the benefit. (1985)
The ultimate in coffee perfection. (1985)
Melitta ennobles the coffee. (1952)
Fast it is to go, happen with love. (1950)
Melitta – tudo por um bom café. (Brasil)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação:
1908
● Fundador:
Melitta Bentz
● Sede mundial: Minden, Alemanha
● Proprietário da marca: Melitta Group
● Capital aberto:
Não
● CEO & Presidente: Martin Miller (USA)
● Faturamento: €1,2 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
4.000
● Segmento:
Cafés
● Principais produtos:
Coadores, filtros, cafés, cafeteiras e garrafas térmicas
● Ícones: O filtro de coar café
● Slogan:
Melitta. Coffee Indulgence.
● Website:
www.melitta.de
-
A marca no Brasil
A história da marca no Brasil começou em 1968, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. A MELITTA ingressava no país onde o cafezinho e o coador de pano faziam parte da cultura nacional. O conhecido pioneirismo da empresa iniciava-se com a introdução do Filtro de Papel MELITTA no mercado - com papel filtrante importado - junto aos portas filtro de plástico. Os hábitos começaram a mudar. Em 1972, foi lançada uma cafeteira manual, composta de uma jarra de vidro refratário, porta-filtros plástico e uma caixa com 40 filtros de papel Melitta. O hábito de tomar um café mais saboroso, prático e econômico começou a tomar conta do Brasil. O grande sucesso desses produtos pioneiros levou a empresa a lançar, em 1978, a primeira cafeteira elétrica com sistema de filtro de papel. Uma evolução que trazia novos conceitos de praticidade e economia para o mercado consumidor.
-
-
Depois de revolucionar o método de preparação do café e seguindo sua trajetória de pioneirismo, a MELITTA também se mostrou preocupada com a qualidade do produto e passou a atuar no ramo da torrefação, moagem e empacotamento de café. Em 1980, foi inaugurada, na cidade de Avaré (interior de São Paulo), a indústria Modelo de Torrefação e Moagem de Café Melitta, um moderno complexo industrial, todo controlado por computadores. Nessa fábrica, os grãos de café, antes de serem estocados em um dos 35 silos de alumínio, são submetidos a uma rigorosa seleção por um classificador-provador altamente especializado. É também nessa fábrica que está o torrador Probat, gigantesca máquina, única no Brasil, onde se completa o blend, mistura de diferentes tipos de grãos, obtendo um padrão de qualidade previamente estabelecido. Por esse processo, o mais avançado do mundo, o grão é torrado em suspensão, sem contato com chapas quentes, o que permite um grau de torra absolutamente uniforme.
-
-
Sempre pensando em fazer de tudo para o consumidor tomar o melhor café, a empresa lançou, em 1983, o Café Descafeinado torrado e moído. Um produto que atendia aos consumidores de café que desejam uma bebida sem a presença da cafeína. Em 1988, foi lançado o Sistema Nº 2 e Nº 4 de fazer café. Em 1991, mais uma novidade, o Premium Class, o café clássico da MELITTA. O ano de 1994 contou com o lançamento do Café Melitta Forte e, confirmando seu espírito pioneiro e inovador, a empresa foi a primeira a oferecer cinco tipos de café: um para cada paladar. Sempre buscando atender as necessidades dos consumidores, em 1995 foi lançado o Puccino, o café tipo capuccino da marca. Continuando com o objetivo de satisfazer por completo seus consumidores, lançou, no início de 1997, as mais novas estrelas dessa constelação de sucesso: os cafés Spresso e Instantâneo. O Spresso é o café em grãos da marca desenvolvido especialmente para máquinas de café expresso. E o Instantâneo é o primeiro café solúvel com o gostinho de café passado na hora. A empresa tem três parques fabris e cinco centros de distribuição no país, que atendem mais de 15 mil clientes. A MELITTA é hoje a única no Brasil que oferece para seus consumidores uma linha completa de cafés e acessórios para o preparo do café, com cerca de 160 itens, que incluem, além dos cafés embalados a vácuo, a linha Instantâneo (café solúvel), Café com Leite, Puccino (linha de pó para cappuccino), e também a linha de Filtros de Papel e Acessórios - como Porta Filtros, Cafeteira Manual, Jarras, Garrafa Térmica.
-
 

A marca no mundo
A MELITTA é uma das cem maiores indústrias alemãs, com subsidiárias em mais de 100 países, fiel aos objetivos de sua criadora: uma empresa familiar, reconhecida internacionalmente, sempre dedicada a desenvolver e aprimorar produtos para que no mundo inteiro possa fazer e tomar o melhor café. Sob a marca MELITTA, fabrica e vende filtro de café em papel, jarras, porta filtros, máquinas de café e café a vácuo, segmento onde é mais conhecida.
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
 

Blog Mundo das Marcas

 

Veja tambÉm: