Tecnologias

Café Conilon Vitória - Variedade clonal de café Conilon eleva a produção na lavoura.

 

postado em 26/08/2009 | Há 8 anos


Variedade clonal de café Conilon eleva a produção na lavoura.


A variedade de café clonal ‘Incaper 8142’ (Conilon Vitória) foi desenvolvido a partir da seleção, avaliação e caracterização de clones ao longo de 18 anos de pesquisas área de melhoramento genético, com foco para o Estado do Espírito Santo. Todos os clones utilizados como componentes foram selecionados nas lavouras comerciais em locais mais representativos para o cultivo de café no Estado.

Nesta nova variedade estão reunidos 13 clones superiores, levando-se em consideração a produção, adaptação aos diferentes ambientes, estabilidade de produção ao longo dos anos, longevidade, resistência a pragas e doenças, uniformidade de maturação dos frutos, rendimento de beneficiamento, tamanho de grãos, índice de grãos do tipo “moca”, vigor vegetativo, entre outros.

Os clones mais produtivos alcançam em media 83 Sc benef./há. Os resultados obtidos sugerem para o plantio de 2222 a 3000 plantas por hectare e condução da lavoura com cerca de 10000 hastes produtivas/há, podendo em solos mais férteis optar por espaçamentos mais abertos, ou pela realização de podas drásticas mais freqüentes. Os grãos incluídos nos clones são de tamanho grande ou muito grande,com boa uniformidade de maturação. O ganho ao rendimento pós-colheita não foi significativo ficando próximos as demais variedades já melhoradas pelo Incaper.

É muito importante que todos os clones desta ou de qualquer outra variedade clonal de café conilon, sejam utilizados em quantidades proporcionais, já que cada um tem suas características próprias proporcionando maior estabilidade às lavouras e segurança aos cafeicultores. O plantio em linha e fator determinante para um bom desempenho da variedade. Os clones devem ser plantados intercalando-se uma linha de cada clone, sem que a seqüência seja repetida na mesma ordem adotada nas linhas iniciais, proporcionando uma condição favorável e adequada polinização entre diferentes clones que formam a variedade. Até o momento recomenda-se o plantio de apenas uma linha de cada um dos clones e que todos eles sejam cultivados na mesma proporção, de forma equilibrada, sem a exclusão de nenhum deles.

Com esta variedade espera-se que, como já vem acontecendo nos últimos dez anos, a renovação da lavora de conilon do Estado continue em ascensão, já que estima-se que neste período cerca de 91 mil hectares da lavoura tenha sido beneficiados com os variedades já desenvolvidas pelo Incaper, com um incremento de 150% na produtividade média, que passou de 8,99 para 22,50 Sc benef./há.

O produtor rural conta com mais uma ferramenta para aumentar sua produtividade podendo assim continuar a participar deste mercado tão competitivo.

Fonte: Café Conilon-FONSECA,A.F.A.(INCAPER,Documentos,127)

Veja o documento http://www.incaper.es.gov.br/servicos/images/folderConilonVitoria.pdf

 

Veja tambÉm: