Tecnologias

Emater-MG entrega equipamentos para agroindústria em Inhapim


As máquinas foram financiadas com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)

 

postado em 27/06/2009 | Há 8 anos

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) entrega equipamentos para processamento de carne à uma agroindústria, no município de Inhapim, na região do Rio Doce. A cerimônia será durante o Seminário Pró-leite, dia 29 de junho, às 8h, no Ginásio Poliesportivo, em Inhapim. As máquinas foram financiadas com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Há dois anos, o produtor rural Gilmar da Cruz, juntamente com a esposa Silvana Ornorato Salgado da Cruz e os dois filhos, fabricam linguiça defumada, kit feijoada e murcia. Com interesse em expandir a produção, Gilmar e Silvana procuraram o escritório local da Emater-MG no município de Inhapim e conheceram a linha de crédito Pronaf Mais alimentos. A extensionista Ana Laura Chaves Veloso elaborou o projeto e o encaminhou ao Banco do Brasil para vistoria. Em seguida, o financiamento de R$ 53 mil reais foi aprovado e os recursos liberados. Segundo a produtora Silvana, 36, o apoio da Emater-MG foi fundamental na elaboração da proposta. “Tenho que agradecer muito aos extensionistas da Emater-MG e ao Banco do Brasil por me informar sobre o Pronaf e me ajudar conseguir o financiamento”. A família vai receber uma máquina de embalar a vácuo, um canhão para o enchimento da linguiça, uma balança, um carro Pick Up para transportar os produtos e material para divulgação.

A linha de crédito Pronaf Mais Alimentos promove o desenvolvimento da propriedade familiar, financiando o pagamento a longo prazo. O objetivo é permitir ao agricultor familiar reestruturar a produção por meio de aquisição, adaptação, modernização, reforma e melhoramento de máquinas, implementos e equipamentos. O produtor interessado no financiamento pode procurar o escritório da Emater-MG mais próximo de sua propriedade e solicitar a orientação dos extensionistas para o encaminhamento da proposta.

Na cerimônia estarão presentes os beneficiários Gilmar da Cruz e Silvana Salgado da Cruz, o gerente da Unidade Regional da Emater-MG em Ipatinga, Ronaldo Lima Rodrigues, o gerente do Banco do Brasil em Inhapim, Francisco Dutra Neto, o Prefeito do município, Grimaldo Bicalho e os extensionistas da Emater-MG, Ana Laura Chaves Veloso de Oliveira e Fernando César Ayres Pereira.

 

Veja tambÉm: