Optar por uma franquia ou abrir o próprio coffe shop?

18 de fevereiro de 2008 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 18/02/2008 05:02:13 - Diário de Pernambuco

Abrir franquia ou negócio próprio?


Optar por uma franquia ou abrir o próprio coffe shop? Segundo a consultora do Sebrae, Conceição Moraes, de uma forma ou de outra o empreendedor ficará preso a uma marca de café e é preciso analisar as condições oferecidas pelos fabricantes nas duas situações. “A maioria dos fabricantes exige exclusividade do empreendedor. Vale observar as vantagens de ser exclusivo da marca. Por exemplo, algumas delas oferecem o aluguel grátis da máquina de fazer o café ou mesmo facilita a compra por preços melhores”, explica ela.


“Uma das vantagens de se optar pela franquia é pegar carona no sucesso de uma marca já consolidada. No ramo de cafeterias, isso é possível somente com o contrato de exclusividade de fabricante conhecido no mercado”, detalha. Por lado, ao optar pelo modelo de franquia, pode-se encontrar um caminho mais fácil, pois o empreendedor encontrará todo o modelo de negócio pronto. “Cardápio, sistema de informática, treinamento, comunicação visual, estudo de viabilidade econômica do ponto comercial, tudo issoé realizado para o franqueado”, conta Frederico Dominguez, gerente de marketing da São Braz, indústria paraibana de café e uma das maiores franquias do ramo no Nordeste. A analista do Sebrae alerta que antes de optar pela franquia deve-se observar tudo que ela oferece.


O custo é outro ponto a se avaliar. Além das taxas de franquias anuais, o investimento inicial pode custar mais que o dobro. Uma loja de 40 a 60 metros quadrados da franquia São Braz, por exemplo, custa entre R$ 150 mil e R$ 350 mil. Frederico Dominguez, gerente de marketing da empresa, garante que o retorno do investimento é alcançado entre 24 e 36 meses de funcionamento. Atualmente, há uma loja própria da São Braz em Pernambuco, que serviu de modelo para a criação da franquia. São nove lojas franqueadas, sendo uma no Rio Grande do Norte, outra em Sergipe, seis em Pernambuco (em todos os shoppings) e uma na Paraíba.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.