fonte: Cepea

Ações ambientais surtem efeito

Por: CORREIO BRAZILIENSE - DF

Estudo mostra que políticas de proteção adotadas pelo país evitaram a derrubada de 3.300km² de floresta em 2008. Redução foi maior nos 36 municípios que mais desmatam


Uma área de 3.300km² de floresta deixou de ser derrubada no ano passado graças às políticas de combate ao desmatamento, revela uma pesquisa feita pela organização não-governamental (ONG) Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A extensão é quatro vezes maior do que a última taxa de devastação divulgada pelo governo, referente ao período entre novembro de 2008 e janeiro de 2009. “Já esperávamos números como esses”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que há pouco tempo recebeu uma cópia do estudo.



Coordenado pelo pesquisador Paulo Barreto, o trabalho analisou dados captados pelo sistema Prodes, feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do próprio Imazon. “Os dois indicadores deixam claro que a política adotada a partir de 2008 exerceu um papel protetor significativo”, afirmou Barreto.



A redução mais expressiva ocorreu justamente nos 36 municípios com maiores índices de desmatamento. Pelos dados coletados a partir do SAD, em 2008, deixaram de ser derrubados 1.500km² de floresta nessa área – o equivalente a 42km² por município. Em todo o bioma, foram poupados 3.300km².



Análise


Como os dados do Inpe são referentes ao período entre agosto de 2007 e julho de 2008, Barreto fez uma análise paralela. Nela, ele incluiu uma projeção de quais seriam as taxas de devastação ocorrida no período, levando-se em conta o comportamento de anos anteriores, e as comparou com os números captados pelo sistema.



Para fazer a projeção, ele levou em conta o aumento do preço de duas mercadorias agrícolas que exercem influência nas taxas de desmatamento: boi gordo e soja. “Entre 1995 e 2007, notamos que, quando o preço dos produtos aumenta, o mesmo ocorre com o desmatamento”, conta. Nessa avaliação, a taxa real foi 436km² menor do que a que havia sido projetada. Para Barreto, um indicador de que a política de combate já estava dando resultados. A tendência da redução do desmatamento começou a ser detectada em maio, dois meses depois do lançamento da Operação Arco de Fogo, desencadeada como reação à onda de crescimento de atividades ilegais.


A política adotada a partir de 2008 exerceu um papel protetor significativo



Paulo Barreto, pesquisador do Imazon

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.