Sul da Bahia terátrês secretários estaduais

14 de janeiro de 2007 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: 13/01/2007 11:01:21 - Agora Online

Pela primeira vez em sua história, o Sul da Bahia conta com três secretários estaduais, ocupando pastas estratégicas. O governador eleito Jaques Wagner anunciou ontem (8) a composição do secretariado e indicou o deputado federal eleito Geraldo Simões para a Secretaria de Agricultura, o professor Adeum Sauer para a Secretaria da Educação e do deputado estadual Edmon Lucas para a Secretaria de Desenvolvimento Regional. Simões abriu mão do mandato legislativo atendendo a pedidos do presidente Lula e de Wagner, para viabilizar um novo modelo de gestão agropecuário, com foco na agricultura familiar, desenvolvimento sustentável e um compromisso com a revitalização da lavoura cacaueira. “Trata-se de uma opção em que pesou possibilidade de desenvolver um trabalho afinado com Lula e Wagner, no sentido impulsionar a agricultura baiana através de projetos de incentivo à produção, qualificação, implantação de novas tecnologias e liberação de linhas de crédito para os produtores”, afirmou Geraldo Simões.
A missão de gerir a área de agricultura num estado da dimensão territorial da Bahia e de uma grande diversidade de produtos agropecuários é encarado como um grande desafio. “Vamos traçar um diagnóstico e avaliar as principais demandas de todas as regiões do estado e a partir daí elaborar projetos de acordo com as necessidades de cada setor, a exemplo do cacau no Sul da Bahia, do café no Sudoeste, da fruticultura no Norte, do mamão e do eucalipto no Extremo Sul, da soja no Oeste e da pecuária, que abrange várias regiões”. Simões disse que o apoio do presidente Lula, com quem tem uma relação de amizade e de confiança, será muito importante para o êxito das ações e ressaltou que pretende atuar em conjunto com o Ministério da Agricultura para garantir a institucionalização da Ceplac e buscar uma solução para a crise que há duas décadas afeta a cacauicultura.
“Temos que atuar dentro de um modelo que concilie desenvolvimento econômico com qualidade de vida, que será também a principal do Governo Wagner”, afirma Simões. Em seus dois mandatos como prefeito de Itabuna, ele priorizou obras e projetos de grande alcance social, como a construção de casas populares, implantação de unidades de saúde da família, canais de macrodrenagem, ampliação e modernização da rede de abastecimento de água, pavimentação nos bairros; além de programas como o Alimenta Itabuna, Viva Maria, Grapiúna Cidadão, Pró-Universitários para Negros e Excluídos, e instalação de equipamentos na área da saúde como Policlínica 2 de Julho, Central de Regulação, Cerest, Cepron, Creadh, Caps e Farmácia Popular.


Educação
Responsável pela implantação da Escola Grapiúna na rede municipal de ensino em Itabuna, um projeto pioneiro na Bahia que substituiu o ensino serial por ciclos e valorizou a Educação de Qualidade, Inclusão Social, Participação Democrática e Valorização da Cultura Regional, Adem Sauer atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação. Como presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) foi um dos articuladores da elaboração do Fundeb, o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico, que vai dar um novo impulso à educação, criando um piso nacional para os educadores e viabilizando o acesso à rede escolar, da creche ao ensino fundamental. “Trata-se de um dos projetos mais importantes do Governo Federal, que vai priorizar a Educação como política de estado e que trará enormes benefícios è educação da Bahia”.


Integração
Deputado estadual em três mandatos, o médico Edmon Lucas é um profundo conhecedor do interior da Bahia e sempre procurou trabalhar pela redução das desiguldades regionais. “Precisamos criar condições para o surgimento de pólos regionais e isso só se dará através de ações efetivas do poder público”, afirma. Edmon é defensor da criação de regiões metropolitanas em cidades como Vitória da Conquista, Eunápolis, Barreira e o eixo Ilhéus-Itabuna e da descentralização da estrutura administrativa, dando maior autonomia e poder de decisão aos orgãos gestores.
“A atuação de Geraldo Simões como prefeito, sua história dentro do PT e sua capacidade de articulação e de diálogo com os diversos segmentos da sociedade o credenciam a realizar um excelente trabalho na secretária de Agricultura”, afirma o governador eleito Jaques Wagner, que também destaca as qualidades do professor Adeum Sauer, seu compromisso com a universalização do ensino e seu excelente trânsito junto ao Ministério da Educação, justificando sua indicação para um cargo importante, onde pretende adotar um modelo de gestão democrática e participativa, com a valorização dos educadores, a melhoria da estrutura da rede escolar, que resultem na qualidade do ensino. Wagner disse ainda que Edmon Lucas é um deputado que sempre trabalhou pelo desenvolvimento regional e tem uma visão de que o estado não pode ter apenas ilhas de prosperidade e as demais áreas empobrecidas. “Ele será um articulador de projetos que irão atrair investimentos para todas as regiões”.


Geraldo Simões
Geraldo Simões é técnico agrícola formado pela Emarc e administrador de empresas formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi presidente da Sociedade dos Técnicos Agrícolas da Ceplac e um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores no Sul da Bahia e é funcionário público federal da Ceplac desde 1977. Também é um dos fundadores do Partidos dos Trabalhadores (PT) na Bahia, partido em que está até hoje.
Em 1990, foi eleito deputado estadual pela Bahia. Em 1992, elegeu-se prefeito de Itabuna. Em 1998, elegeu-se deputado federal e em 2000 elegeu-se novamente prefeito de Itabuna, com 52 mil votos. Em 2002, coordenou a campanha eleitoral do presidente Lula na Bahia e em 2005 assumiu a presidência da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), onde teve sua gestão destacada por toda a comunidade portuária baiana, com uma atuação voltada para um modelo de gestão ágil, transparente e competitivo e pelo processo de modernização dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus. Em outubro de 2007 se elegeu deputado federal pelo PT, com cerca de 90 mil votos.


Adeum Sauer
Adeum Hilário Sauer é professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, formado em Filosofia e Direito, com mestrado em Sociologia na Alemanha. Foi secretário municipal de Educação em Itabuna nas duas administrações de Geraldo Simões, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), onde participou de encontros sobre educação nos Estados Unidos e na França, a convite da ONU e Unicef. É membro do Conselho Nacional de Educação, representando o MEC em atividades no Brasil e no Exterior, e coordenador de pós-graduação em Direito Civil Público da FacSul.


Edmon Lucas
Edmon Lucas é médico formado pela Universidade Federal da Bahia. Foi diretor do Ministério de Agricultura e Reforma Agrária e do Instituto de Terras da Bahia, diretor da Santa Casa de Misericórdia em Itabuna; médico dos hospitais Calixto Midlej e Manuel Novais; assessor-médico da provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna; diretor e médico da Ceplac e do Ministério da Saúde. Na Assembléia Legislativa, foi 2º secretário; presidente das Comissões: Saúde e Saneamento Educação, Esportes e Serviço Público); vice-presidente das Comissões: Especial do Cacau, Especial Para Atualização e Reforma do Regimento Interno (2005); relator da CPI Para Apurar Adoções de Crianças por Estrangeiros na Bahia; titular das Comissões: Fiscalização e Controle, Educação, Esportes e Serviço Público, (2005); suplente das Comissões: Educação, Esportes e Serviço Público , Constituição e Justiça; procurador parlamentar da Assembléia Legislativa da Bahia, 2005. Está no terceiro mandato como deputado Estadual.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.