A Starbucks continua em expansão nos mercados fora dos Estados Unidos. A rede americana conta com mais de 15 mil empreendimentos na América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio e na Costa do Pacífico.
O consumo per capita de café no Peru é relativamente baixo (0,23 kg) e sofreu uma ligeira queda nos últimos anos. Em 2005 o consumo de café no Peru era maior que no dias atuais, foram 210 mil sacas de 60 kg em 2005 contra 118 mil sacas no ano passado.
As organizações cafeeiras do país trabalham em diversos seguimentos para aumentar o consumo interno, e caso os dados governamentais se confirmem, é esperado um aumento de 50% no consumo peruano para 2008.
Tentando aproveitar do possível crescimento do consumo de café no Peru, a Starbucks abriu uma loja no Peru, na cidade de Trujillo, se consolidando na liderança do mercado do país. No país inteiro, há 22 franquias da Starbucks, todas com total suporte da matriz americana. Até o final do ano, pretende-se abrir mais três empreendimentos no território peruano.
O gerente da Starbucks, Jabier Bustamante, disse que a inauguração do estabelecimento em Trujillo é muito favorável à rede, pois permitirá o início das operações da multinacional fora de Lima (capital do Peru), e consequentemente difundir os produtos oferecidos para maior número de pessoas.
Café e Mercado