Será que é remédio?

1 de junho de 2006 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Pesquisas recentes apontam para o uso da bebida na prevenção de doenças; consumo deve ser controlado
Rico em sais minerais, o café é muito mais do que um estimulante, que reduz sono, apatia e fadiga e que favorece a concentração. Diferente do que a maioria dos consumidores pensa, a cafeína corresponde a apenas 2% da composição do café, enquanto os sais minerais representam de 1 a 3% dos compostos do grão.

A bebida é também fonte de vitaminas, como a niacina, que previne a pelagra, doença que causa, entre outros sintomas, demência e descamação da pele. ”O poder da niacina é tão intenso, que permanece na bebida mesmo com a semente torrada”, explica a bióloga Alba Chiesse da Silva, da Embrapa Café.


Segundo ela, é justamente torrado que o grão de café ganha propriedades farmacológicas. Um exemplo são os quinídeos, explica a bióloga. Eles se ligam aos receptores cerebrais que levam ao circuito do prazer, favorecendo a formação dos ácidos clorogênicos, uma importante fonte anti-oxidante para o corpo humano. ”O consumo de café como auxiliar ao tratamento de drogas também é hoje foco da pesquisa”, informa Alba.

Entre os males que podem ser controlados com o simples consumo de café estão a enxaqueca e a apnéia em recém-nascidos. ”O café funciona ainda como bronco-dilatador e previne contra diabete, câncer de colo, de fígado, de mama e cirrose hepática”, enumera Alba. De acordo com a bióloga, a cafeína contribui ainda para o aumento da mobilidade dos espermatozóides e é usada em tratamentos de fertilidade, pois favorece o crescimento da libido em homens e mulheres”, completa.


Antidepressivo natural, o café tem sido estudado em pesquisas para o combate às doenças do coração. Um contrato de cooperação técnica e financeira entre a Embrapa Café e a Fundação Zerbini, que coordena a área de pesquisas e desenvolvimento junto ao Instituto do Coração (Incor), foi assinado este ano, e tem como objetivo avaliar os efeitos benéficos das substâncias presentes na bebida. ”É sabido que muitos infartes acontecem em decorrência da depressão e o café é um ótimo antidepressivo”, afirma Alba.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.