Sara Lee, líder do mercado brasileiro de café, “inaugurou” na semana passada sua segunda fábrica no Brasil, em Salvador

27 de março de 2011 | Sem comentários Consumo Torrefação

27/03/2011 07:03:00 – Gazeta do Povo Online


Fernando Jasper, com equipe de Economia – economia@gazetadopovo.com.br


A norte-americana Sara Lee, líder do mercado brasileiro de café, “inaugurou” na semana passada sua segunda fábrica no Brasil, em Salvador. A unidade já existia: pertencia à paranaense café Damasco, cuja marca foi comprada pela Sara Lee em novembro, junto com a fábrica baiana, por R$ 100 milhões. Como a torrefadora de Curitiba foi fechada – e seus 150 funcionários, dispensados -, a marca Damasco agora é produzida em Jundiaí (SP). Na Bahia, a Sara Lee disse ter gerado mais de 500 empregos diretos e indiretos.
4,81 quilos de café torrado foi o consumo médio de cada brasileiro em 2010, de acordo com a Associação Brasileira do café (Abic). A marca é 3,5% superior à do ano anterior e superou o recorde de 4,72 quilos que perdurava desde 1965. A média brasileira supera a de países como Itália e França, e se aproxima do consumo alemão (5,86 quilos por ano). Mas ninguém bate os nórdicos e seus quase 13 quilos per capita

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