São Paulo iniciou colheita simbólica da safra 2014 de café

08/05/2014
 
São Paulo, 08 – A cidade de São Paulo iniciou simbolicamente a colheita de café no Estado da safra 2014. Pelo nono ano consecutivo, foi realizado no cafezal do Instituto Biológico (IB) o já tradicional evento “Sabor da Colheita”, marcando o início da atividade em todas as lavouras do Estado. Localizado no bairro da Vila Mariana, atrás do antigo prédio do Detran e próximo ao Parque do Ibirapuera, a plantação do IB é o maior cafezal urbano paulista.


Ocupando uma área de 10 mil m?, com 1.600 pés de café arábica das variedades novo mundo e catuaí, o cafezal foi formado a partir da década de 1950 e inicialmente tinha como função servir de material de pesquisa para seus técnicos estudarem uma praga, conhecida como ‘broca-do-café’, que começou a atingir as plantações paulistas, provocando destruição dos grãos e a queda da produção nas fazendas. Essa crise, que abalou o comércio cafeeiro, resultou na criação do IB.


Aberto ao público, o evento reuniu baristas, donos de cafeterias, produtores, torrefadores, representantes de cooperativas e do varejo e demais interessados por café, que poderão colher os grãos no cafezal do IB. Para isso, os participantes vão utilizar todo o aparato necessário, como chapéu, peneiras e balaios, e sob a orientação de especialistas, farão a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros. Os frutos recolhidos pelos participantes serão transformados numa Edição Especial, que será doada para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.


O “Sabor da Colheita” tem cunho educativo, com o objetivo divulgar a história do café e o processo de produção da lavoura à xícara. É uma iniciativa que também pretende resgatar a importância deste cafezal, que tem uma ‘irmandade’ com o vinhedo de Montmartre, igualmente localizado no centro de uma grande metrópole: Paris. Assim como em São Paulo é promovida a colheita simbólica de café no Estado, a confraria Commanderie de Clos de Montmartre comemora, em Paris, a colheita de uvas na França.


Terceiro maior Estado produtor de café, São Paulo poderá colher, segundo estimativas do Instituto de Economia Agrícola, 4,15 milhões de sacas de 60 kg café beneficiado na safra 2014/15. Embora a lavoura tenha perdido parte de sua vitalidade em terras paulistas, pelo Porto de Santos movimentam-se quase 80% de todos os embarques do produto e sua população residente responda por cerca de 40% do consumo nacional de café.


Fonte:  Agência Estado


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.