Safra de grãos no oeste baiano deve crescer 28% café ocupa 14,2 mil hectares

16/11/2006 14:11:23 –

17 de novembro de 2006 | Sem comentários Origens Cafeeiras Produção
Por: IBAHIA

A safra 2006/2007 de grãos no oeste da Bahia deve registrar incremento de 28% em relação ao período anterior. Mesmo com a previsão de expansão de apenas 1,7% da área plantada, a expectativa é que a produção tenha um crescimento de mais de um milhão de toneladas – saltando dos 3,84 milhões de toneladas alcançados na safra passada para 4,91 milhões de toneladas.


De acordo com dados da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o milho está entre as principais culturas responsáveis pelo aumento da safra baiana de grãos, devendo obter produção 61% maior (816 mil toneladas). Contudo, a mais elevada produção será a de soja, com 2,5 milhões de toneladas e expansão de 28,5%. O algodão também promete expressivo aumento de safra: em torno de 26%, totalizando 975 mil toneladas. Já o café deve permanecer com o mesmo volume da produção anterior: 46,2 mil toneladas.


O algodão lidera a ampliação da área plantada no oeste baiano, com expansão de 16,6%, devendo chegar a 250 mil hectares na próxima safra. Em seguida, vem o milho, com 136 mil hectares (incremento de 7,9%). A soja, por sua vez, deverá sofrer pequena redução de área, de 2,3%, por conta principalmente, segundo a Aiba, do avanço das culturas do algodão e do milho.

A área cultivada de café deve manter igual número da safra anterior (14,2 mil hectares), além de mesmo volume produzido. As fortes chuvas que vêm caindo nos últimos dias no estado são motivo de preocupação para os produtores da região. O plantio de grãos deve prosseguir até dezembro e a colheita se inicia em abril. *Com informações do Correio da Bahia

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.