Estrutura, usada em irrigação de lavoura, pertence a empresa alimentícia
Estado de Minas – Foto Bolsão de Irrigação — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
31/05/2020 Uma barragem se rompeu durante a madrugada deste domingo (31) na cidade de Perdizes, Região do Triângulo Mineiro. De acordo com militares do Corpo de Bombeiros de Araxá, o Bolsão Artificial de Irrigação fica em uma lavoura de batatas.
Os bombeiros foram acionados por volta das 2h da manhã e as primeiras informações davam conta de que a água contida nesse reservatório teria escorrido para uma das barragens existentes na fazenda. Por isso, a barragem poderia não suportar o peso extra de água, colocando em perigo os moradores da região.
Segundo informações de militares, o bolsão que se rompeu teria capacidade para 1 milhão de metros cúbicos de água, e que a barragem que recebeu esse volume possui capacidade para quatro milhões de metros cúbicos. Após a nova carga, o volume da barragem subiu cerca de um metro.
A porta dos vertedores da barragem foi aberta para aliviar a pressão na estrutura, mas os possíveis danos causados ainda vão ser avaliados pelos militares. O trabalho segue nesta manhã, com o auxílio de drones.
Ainda conforme os bombeiros, a barragem que se rompeu tinha capacidade de um milhão de metros cúbicos de água e a segunda barragem que recebeu esse volume de água tinha a capacidade para 4 milhões de metros cúbicos.
Segundo os militares, foi observado que o nível de água na barragem subiu um metro após a chegada da água excedente.
A porta dos vertedores da barragem foi aberta para escoar o excedente e aliviar a pressão na estrutura da barragem, porém os possíveis danos na estrutura só poderiam ser avaliados ao amanhecer.
A equipe de reportagem da Tv Integração conversou com o proprietário da fazenda, João Roqueto, que confirmou o rompimento de um reservatório e disse que a água seguiu o leito de um ribeirão até uma barragem, que amorteceu o impacto e normalizou a situação.
Nota da Fazenda Água Santa – Perdizes/MG
Sobre o incidente ocorrido na madrugada deste domingo (31/05), em Perdizes (MG), a Fazenda Água Santa informa que sua equipe de segurança acompanha, de perto, a atuação do Corpo de Bombeiros na avaliação das causas e possíveis impactos.
A Fazenda lamenta o ocorrido e reforça que, apesar dos transtornos, não houve vítimas e não há riscos de novos vazamentos. Ressalta, ainda, que atua, há décadas, com total responsabilidade e respeito ao meio ambiente e à comunidade. A propriedade é uma das fornecedoras de matéria-prima para a Bem Brasil, mas as atividades são independentes.