16/12/2006 12:12:06 –
Apesar da redução na produção total de café – entre 23,9% e 26,9%, em relação à safra anterior -, o mercado interno e o externo não sofrerão qualquer prejuízo. A garantia foi dada pelo secretário da Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Linneu da Costa Lima.
– No caso de faltar café, há algumas regiões em que a safra começa um pouco mais cedo, podendo usar o café na safra seguinte. Então, o mercado poderá se abastecer com um pouco do café da safra anterior, ou seja, não há risco de faltar café nem para o consumo interno, nem para a exportação – afirmou.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa para a produção é de 31,1 a 32,3 milhões de sacas. A queda foi motivada pela redução de 3,1% nas áreas de cafezais, devido à seca ocorrida em alguns municípios.
Os estados brasileiros analisados pela Conab foram Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná, Rondônia e Rio de Janeiro. Em outros, como Acre, Pará, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, as informações a respeito das colheitas foram obtidas com os órgãos de assistência técnica.
Segundo Linneu Lima, os estados mais prejudicados pela seca, ocorrida entre abril e agosto deste ano, foram Minas e São Paulo. E os resultados já eram esperados. O levantamento foi feito pela Conab no período de 13 de novembro a 6 de dezembro.