Queda de vendas faz lucro da Sara Lee recuar 44% no 2º trimestre

3 de fevereiro de 2012 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Nova York – O lucro da companhia norte-americana de alimentos Sara Lee, líder de mercado no Brasil com as marcas Pilão, Caboclo, Café do Ponto, Damasco, Moka e Jaraguá, caiu 44% no segundo trimestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro. Vendas menores do que o esperado prejudicaram as margens da empresa. A Sara Lee lucrou US$ 469 milhões, ou 79 cents (centavos de dólar) por ação, no período, ante US$ 833 milhões, ou US$ 1,30 por ação, obtidos um ano antes. Excluídos itens como encargos de depreciação e ganhos ou perdas na venda de negócios, o lucro ajustado subiu de 21 cents para 27 cents.


Já a receita com vendas da empresa aumentou 6,3%, para US$ 2,08 bilhões. Analistas consultados estimavam recentemente o lucro em 25 cents por ação, com receita de US$ 2,14 bilhões. A margem operacional caiu de 8,9% para 4,9%.


As vendas de carnes, que incluem os segmentos de varejo da América do Norte, alimentos para consumo fora de casa (food service) e carnes especiais, aumentaram 2,3% no trimestre. Os segmentos de café e chá registraram aumento de 11% das vendas, enquanto as vendas de panificação na Austrália subiram 1,7%. A Sara Lee reiterou suas perspectivas para o ano e disse pretender pagar dividendos especiais de US$ 3 por ação.


Redução de negócios


A Sara Lee, que já foi uma grande mistura de produtos domésticos e marcas de alimentos, vem trabalhando nos últimos anos para reduzir a variedade de seus negócios. A companhia também está no processo de cisão das operações internacionais com café e chá, que atuarão separadamente em relação aos outros negócios na América do Norte, que incluem as marcas Jimmy Dean e Hillshire Farms.


Ontem, a Sara Lee afirmou que as operações com panificação na Austrália passaram por uma revisão estratégica e depois da cisão devem permanecer no âmbito nos negócios com carnes na América do Norte.


Como outras fabricantes de produtos para o consumidor, a Sara Lee tem aumentado seus preços, em resposta à alta das commodities. Mas compradores cautelosos recuaram, causando a queda do volume de vendas da companhia. Mesmo assim, ela espera ampliar sua participação de mercado lançando novos produtos em vez de baixar os preços.


No Brasil, a Sara Lee comercializa os cafés Pilão, Caboclo, Café do Ponto, Damasco, Maracaná, Bom Taí, Pacheco, Palheta, Seleto, Moka e Jaraguá. Há pouco, suas ações na Bolsa de Nova York subiam 4,26%, para US$ 19,83. Líder nacional do mercado de cafés, a Sara Lee ingressou no Brasil por aquisição e seu interesse pelo País se deveu ao fato de este ser o primeiro produtor mundial de café e o segundo mercado consumidor.

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