Projeções indicam baixa significativa nas remessas de café da Nicarágua

19 de março de 2009 | Sem comentários Comércio Exportação


(19/03/2009 09:16)
Os embarques de café da Nicarágua deverão ter queda de 25% em 2008/2009 em relação ao ano anterior, informou nesta quarta-feira Jorge Molina Lacayo, diretor executivo do Cetrex (Centro dos Trâmites das Exportações da Nicarágua), uma entidade governamental dessa nação centro-americana, que tem no café o seu principal produto de exportação.


De acordo com o diretor, as exportações nessa safra somariam 1,2 milhão de sacas, ao passo que na safra 2007/2008 o país remeteu ao exterior um volume total de 1,6 milhão de sacas, de acordo com estatísticas efetuadas pelo próprio Cetrex. A redução nas exportações da Nicarágua neste ano se deve a uma menor produção por parte, principalmente, dos pequenos produtores, que estão sofrendo com a retomada das quedas dos preços do grão e, dessa forma, estão utilizando um volume inferior de fertilizantes e de outros insumos em suas lavouras cafeeiras, culminando em uma produção relativamente menor nesta temporada.


“A maior parte da produção de café está nas mãos dos pequenos produtores que fizeram o uso diminuto de fertilizantes e outros produtos agroquímicos, e isso, com certeza, vem sendo refletindo nos números da produção cafeeira”, sustentou. Os preços do café no mercado internacional começaram a ser mais pressionados a partir de agosto do ano passado, com a eclosão da crise financeira internacional, que vem afetando as cotações das commodities de um modo generalizado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.