Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais 0 O fortalecimento e incentivo da produção de inhame, cará, abacaxi, urucum e café clonal em Rondônia são metas da Emater/RO junto aos produtores da agricultura familiar durante a 6ª Rondônia Rural Show (6 RRS), evento do agronegócio a ser realizado de 24 a 27 de maio em área própria de 50 hectares, em Ji-Paraná.
“A proposta é fomentar o pequeno agricultor a ampliar os plantios destas culturas específicas com a finalidade de crescer a produção em Rondônia”, disse o técnico da Emater em Ji-Paraná, Jurandy Batista de Mesquita, acrescentando que as técnicas de plantios e cuidados de manejos com as lavouras serão destaques das apresentações durante a Rondônia Rural Show.
Em 2016, a agricultura familiar da região do Vale do Guaporé produziu 12 mil toneladas de inhame e movimentou mais de R$ 26 milhões, segundo anotações da Emater/RO. Apenas 5% da produção foram consumidas em Rondônia. “O produto é vendido para os estados nordestinos da Paraíba e Pernambuco, de onde a maior parte é exportada para vários destinos”, observa Juracy Mesquita.
“São apenas 340 produtores da agricultura familiar gerando toda essa riqueza que tende a aumentar e expandir por Rondônia”, comentou o gerente regional do escritório regional da Emater em São Francisco do Guaporé, o engenheiro agrônomo Luciano Brandão.
O Vale do Guaporé, maior produtor desta raiz em Rondônia, é composto pelas cidades de Alvorada do Oeste a Costa Marques, todas localizadas no eixo da rodovia BR-429. As plantações do inhame já se expandiram para Machadinho D’Oeste, Nova União e Pimenta Bueno.
RONDÔNIA RURAL SHOW
A Rondônia Rural Show, idealizada e realizada pelo governo estadual, é a maior feira de tecnologia e oportunidade de negócios voltados ao setor produtivo no Norte brasileiro. Em 2017 o evento chega à sexta edição surpreendendo pela participação pública, inovação tecnológica e negócios gerados.
Localizada numa área de 50 hectares há 11 quilômetros do centro de Ji-Paraná às margens esquerda da rodovia BR-364 no sentido Presidente Médici, a feira é uma vitrine para expansão da produção de alimentos em Rondônia. Mais de R$ 2 bilhões em negócios foram registrados nas edições anteriores.