Produção de café da Índia poderá cair
A produção de café na Índia, terceiro maior país produtor da Ásia, poderá cair nos próximos anos, devido à seca, nas maiores regiões produtoras, resultando assim, na queda dos rendimentos.
“Segundo previsões feitas pelo Coffee Board, no mês passado, a produção irá cair pelo menos 5%”, disse Ramesh Rajah, presidente da All India Coffee Exporters\’ Association, em entrevista.
Se a seca se estender pelas próximas duas semanas, a queda da produção poderá alcançar a marca de 20% no mês de outubro.
Com uma colheita menor na Índia, o preço do café Robusta, que neste mês caiu 5%, poderá subir, resultado da menor oferta da commodity no mercado. Em efeito oposto, a produção mundial poderá subir em 9% na próxima temporada, crescimento liderado pelo Brasil, de acordo com a OIC (Organização Internacional do Café).
“Está havendo desespero entre os produtores, e estão sendo realizadas preces especiais de invocação aos deuses da chuva” disse N. Bose Mandanna, produtor e ex-vice-presidente da Coffee Board. “Há 42 anos que eu não vejo uma seca como essa”, disse. De acordo com o Departamento de Meteorologia, na primeira quinzena de julho, as precipitações foram de 25% abaixo da média no Su Karnataka, onde estão os distritos de maior produção do país.
Situação Crítica
“A cultura do café está em uma fase crítica por causa da falta de chuva”, disse Rajah. Segundo ele, a seca prolongada também pode induzir ataques de pragas. “A baixa produção poderá reduzir as exportações no próximo ano”, disse Rajah.
“Nossas exportações dependem diretamente de quanto produzimos, logo, uma baixa produção resulta em baixa nas exportações”, disse. “Os estoques estão zerados e isto afetará as exportações”. Os principais destinos do café indiano são a Itália e a Rússia. As informações partem de agências internacionais.
Café e Mercado