23 de maio de 2007
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), através do Departamento de Fomento Agropecuário em parceira com a Secretaria de Obras e Viação (Sov), está realizando a pavimentação de terreiros de café, em 15 propriedades da zona rural. O objetivo do trabalho é melhorar ainda mais a qualidade do café da região.
Segundo o diretor do Departamento de Fomento Agropecuário, Marcos Tadeu, “a pavimentação deixa o terreiro plano, sem buracos, fácil para o produtor trabalhar. Os terreiros sem a devida pavimentação e com buracos, passa a reter grãos que fermentam com o tempo, prejudicando a safra, acumulando impurezas e implicando na qualidade do produto”.
O diretor disse ainda que o trabalho é um projeto de certificação local do café em Poços, que envolve a produção de cafés de bebida fina, os chamados Gourmet. “Um dos principais requisitos para se obter esse produto é, justamente, secar os grãos em um terreiro pavimentado, esse processo é determinante para alcançar essa qualidade”, explicou.
O técnico agrícola do Departamento de Fomento, Ulisses Ferreira de Oliveira, ressaltou que a secagem do café em terreiros asfaltados é mais rápida e homogênea. “Apesar da vida útil ser menor, o custo/benefício é elevado tendo em vista o ganho de qualidade e o valor de implantação ser mais viável para a pequena propriedade rural”.
Para incentivar a melhoria da qualidade dos cafés no município, a Prefeitura está fornecendo, a preço de custo, o material e o serviço de terraplanagem, para novos terreiros. O departamento realiza a vistoria na área, observa a luminosidade e se o local não possui umidade. O terreno precisa estar próximo à lavoura de café para facilitar o trabalho do produtor.
Segundo o técnico, “com esse incentivo, o produtor terá condições de programar melhor a sua colheita, que já teve início em algumas propriedades”. Os produtores interessados no programa, podem obter informações na Sedet,no telefone 3697-2060.