A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) inaugura, na sexta-feira (06), os terminais públicos de fertilizantes e veículos. Juntas, as obras somam cerca de R$ 15 milhões, pagos com recursos do Porto de Paranaguá. A cerimônia será às 19h no novo silo público de fertilizantes e contará com a presença do governador Roberto Requião.
O terminal público de fertilizantes possui esteiras transportadoras ligando um silo-pulmão à faixa portuária. As esteiras, com capacidade de movimentar mil toneladas por hora, vão retirar o produto direto do interior dos porões dos navios e depositá-lo no silo-pulmão, com capacidade de 32 mil toneladas.
Com a nova estrutura, pretende-se dar mais agilidade à movimentação de fertilizantes em Paranaguá, que hoje é o maior importador do produto no Brasil. Em 2008, foram movimentados em Paranaguá 5,9 milhões de toneladas do produto. O volume foi 25% menor que o registrado em 2007. Mas a queda foi causada pela crise financeira internacional, que derrubou o preço do fertilizante no mercado externo.
De acordo com o chefe de operações da Appa, Clauber Candian, o novo sistema permitirá que o produto, ao ser retirado do porão do navio, seja pesado dentro do silo e depositado em caminhões para os armazéns de retroárea. “Com isso, evitamos que os caminhões entrem na área primária do Porto, facilitando e aumentando a vazão do produto”, explicou.
Outra vantagem é a diminuição da suspensão da poeira produzida no momento da descarga do fertilizante. Com as esteiras, o produto não ficará exposto, o que causaria riscos à saúde de quem trabalha na operação. Os guindastes que atualmente retiram o fertilizante dos porões dos navios darão lugar a um sistema de sucção, que evitará a dispersão do produto no ar.
Veículos
O novo pátio de fluxo de veículos está localizado em frente à sede da autarquia, num terreno de 30 mil metros quadrados e se junta aos quatro pátios já existentes no Porto de Paranaguá, totalizando 11 mil vagas para movimentação de veículos no Porto.
De acordo com o chefe de operações da Appa, com o novo pátio, o Porto de Paranaguá passa a contar com pátios para veículos nas duas extremidades do cais comercial. “Este pátio é de triagem e não um estacionamento. Na prática, ele vai dobrar a capacidade do porto em movimentar veículos, porque poderemos atender simultaneamente dois navios de carros”, explicou.
Em 2008, foram movimentados por Paranaguá 162,4 mil veículos, sendo que o destaque ficou por conta das importações, que atingiram alta de 35%.