O resultado final da chamada 001/2006, para renovação do Programa Nacional de Desenvolvimento do Café (PNP&D/Café), executado pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café) e coordenado pela Embrapa Café, continua sem decisão final. Na última segunda-feira (26), representantes do Comitê Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CDPD), órgão integrante do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPD/Café), se reuniram na sede do Ministério da Agricultura para tomada de decisões sobre a aprovação das propostas dos projetos de pesquisa com base na prospecção de demanda tecnológica da cadeia.
A comunidade cientifica ligada ao CBP&D/Café aguarda a decisão final do Comitê de Pesquisa do CDPC após o processo de seleção de 56 das 116 propostas, recomendadas para aprovação e composição do novo portfólio de projetos de pesquisa. Representantes do setor privado (ABIC, ABICS, CNA, CNC, Cecafé) que compõem o Comitê Diretor sugeriram que as propostas passem por nova avaliação para adequação às demandas apresentadas recentemente pelos diversos setores. Durante a reunião, foi apresentado um resgate das ações passadas, projetos em andamento e demandas futuras para composição do PNP&D/Café.
De acordo com o secretário executivo da Comissão Técnica do Programa (CTP/Café), Welington Pereira, apenas os projetos recomendados para aprovação nas áreas de biotecnologia e genética e melhoramento do cafeeiro foram aprovados, até o momento, pelo Comitê Diretor de Pesquisa, após avaliação estratégica para que pesquisas em andamento não sejam paralisadas. Embora tenham sido aprovadas, continuam condicionadas ao repasse de recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) à Embrapa para as contratações das ações de P&D. As demais propostas serão reavaliadas, por cada um dos setores, juntamente com a Embrapa Café, com prazo estimado até 09 de abril para as recomendações setoriais e decisão final do CDPD/Café.
Detalhes do Processo
A Chamada 2006/001 teve início em agosto de 2006 quando a Embrapa Café, por meio de Edital Oficial, iniciou o processo de acolhimento de propostas para renovação do PNP&D/Café. Posteriormente, 116 propostas foram enviadas para análise de conformidade, realizada pelo Grupo de Trabalho – GT, constituído pelo gerente adjunto técnico da Embrapa Café, secretário executivo do Programa Café, gestores dos Macroprogramas 2 e 3 do Sistema Embrapa de Gestão e membros convidados.
Na segunda fase, 102 projetos em conformidade com os termos da referida chamada seguiram para análise técnico-científica e receberam mais de 335 pareceres do grupo de trabalho constituído pelos membros dos Comitês de Pesquisa dos Núcleos de Referência (CPNR) e consultores Ad Hocs. Dos 102 projetos, 56 foram selecionados e recomendados pela CTP/Café para compor o portfólio do PNP&D/Café e, posteriormente, apresentados ao Comitê Diretor de Pesquisa do CDPC, que anunciou o adiamento da divulgação dos resultados da Chamada 001/2006, prevista inicialmente para dezembro de 2006.
Referência Histórica
Desde suas primeiras iniciativas, o CBP&D/Café, efetivado em 1997, deu grande ênfase à recuperação e ampliação das estruturas físicas de pesquisa, incentivou o desenvolvimento de estudos, organizou as atividades em núcleos de pesquisa e promoveu novo ânimo aos pesquisadores científicos. Também é creditado ao Consórcio o apoio à formação de novos profissionais, com amplo programa de bolsas e incentivos financeiros. A condução do PNP&D/Café envolve diretamente mais de 1500 pesquisadores e técnicos em 12 Estados brasileiros. Sua existência reforça a importância dos investimentos em pesquisa científica para a manutenção da liderança brasileira no competitivo agronegócio café.
Informações:
Secretaria Executiva da Comissão Técnica do Programa CaféTelefones:
(61) 3448-4098 e 3448-4800